Sindicato Forte

Criado pelo Sistema CNA/Senar Central e implantado em julho de 2013, o Programa Sindicato Forte tem como objetivo fortalecer e fomentar o desenvolvimento sindical rural e as relações institucionais, através da análise e estudo de temas relevantes, tais como, representação e liderança no sistema sindical rural e atendimento e prestação de serviços para seu associado.

Dividido em duas etapas, o programa abrange, inicialmente, a capacitação dos colaboradores e dirigentes dos sindicatos rurais, proporcionando aos mesmos a socialização de experiências e/ou ações e a apresentação das exigências burocráticas e administrativas de uma entidade sindical. Na segunda etapa, o programa propõe a elaboração do planejamento estratégico do Sindicato Rural. Em MS, também foi aplicado o Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS), proporcionando aos dirigentes e colaboradores de cada entidade indicadores que poderão ajudar na programação de ações futuras.