Vendas brasileiras de sêmen avançam 18% no acumulado até setembro,

Centrais negociaram 11,45 milhões de doses no período, com destaque para os touros de corte.
Portal DBO
08/11/2019

No acumulado de janeiro a setembro, foram vendidas 11.450.505 doses de sêmen no mercado brasileiro, um avanço de 18% sobre as 9.701.282 doses registradas no mesmo período de 2018, informou a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).

“Os números provam o ótimo desempenho e confirmam a minha previsão de que estamos caminhando para 18 milhões de doses em 2019”, afirmou, em nota, o presidente da Asbia, Márcio Nery, acrescentando que acredita na continuação desse crescimento em 2020. “Logo chegaremos a 25 milhões de doses”.

Segundo Nery, o crescimento se deve, principalmente, às raças de corte: foram mais de 7,9 milhões de doses comercializadas nos nove meses do ano, ante 6,4 milhões de doses no mesmo período do ano passado – um avanço de 23,6%.

As vendas das raças leiteiras tiveram um aumento de 7,2%, passando de 3,2 milhões para 3,5 milhões de doses comercializadas de um ano para o outro.

Ainda de acordo com o levantamento da Asbia, entre janeiro a setembro deste ano, foram produzidas 7.457.403 doses de sêmen no Brasil, um aumento de 14,6% sobre a quantidade registrada na mesma época em 2018, de 6.507.097.

O segmento “produção” representa a totalidade da coleta e industrialização de sêmen informados pelas centrais produtoras. No corte, a produção chegou a 6.139.229 doses até setembro, contra 5.480.379 no mesmo período do ano passado. Já a produção de sêmen de leite foi de 1.318.174 neste ano, ante 1.026.718 doses em 2018.