SISTEMA FAMASUL ORIENTA PRODUTORES RURAIS QUANTO ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Anahi Gurgel
16/09/2020

Preocupado com a atual situação provocada pelas queimadas em Mato Grosso do Sul, especialmente nas últimas semanas, o Sistema Famasul vem alertando produtores e trabalhadores do campo quanto à necessidade de medidas de prevenção e combate aos focos de incêndio em áreas rurais.

Todas as orientações para contenção das chamas, amenização dos prejuízos e proteção da fauna e flora, bem como a integridade física de pessoas, estão sendo repassadas por meio dos 69 sindicatos rurais e dos mais de 200 profissionais que atuam na Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em aproximadamente 5 mil propriedades em todos os municípios do estado.

Medidas como confecção de aceiros ao redor das áreas protegidas (reservas legais, APPs - Áreas de Preservação Permanente), estradas, cercas e edificações como casas, galpões e mangueiros e a organização de equipes das propriedades são fundamentais para minimizar os riscos de incêndio e agilizar o combate.

Neste momento, torna-se importante manter disponíveis equipamentos para impedir a propagação das chamas como abafadores, tratores, tanques, caminhão pipa, avião agrícola e outros que possam ser utilizados com segurança e eficácia.

“Sabemos que a baixa umidade e as altas temperaturas nesta época do ano favorecem o avanço das queimadas nas áreas rurais. Nesse sentido, mobilizamos todos os sindicatos rurais, enviando recomendações com as principais medidas de prevenção, além da orientação para que fortaleçam suas redes de contato e informação para que, dessa forma, possam auxiliar as autoridades no combate aos incêndios, tanto na região pantaneira quanto em outros municípios como Três Lagoas, Água Clara, Costa Rica e Alcinópolis”, comenta o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Todo produtor pode procurar o sindicato rural de seu município e aderir às capacitações gratuitas que o Sistema Famasul oferece no âmbito de sensibilização, prevenção e combate aos incêndios. Temos hoje os cursos de “Coordenador de Brigadas de Incêndio na Área Rural” e “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”, que capacitaram 600 pessoas somente 2019, além da parceria com o Governo do Estado, Reflores/MS, Corpo de Bombeiros e Ibama/MS na campanha anual de conscientização contra as queimadas.

Vale lembrar que o Sindicato Rural de Paranaíba/MS e SENAR/MS realizaram nos  dias 10 e 11 de agosto um curso de prevenção e combate a incêndios florestais, como objetivo empregar técnicas corretas de prevenção e combate aos incêndios florestais. O curso teve carga horária de 16 horas e participação de 9 alunos.