Sindicato Rural e Fundação Chapadão apresentaram Tour Soja 2017

Assessoria
23/02/2017

Foi realizado no dia 18 de fevereiro (sábado) na parte da manhã um "Dia de Campo" na Fazenda Mascote de propriedade de Milton Macedo de Jesus na Br 483 - Km 4 que faz parte do Tour da  Soja 2017. O evento é uma parceria do Sindicato Rural de Paranaíba, Fundação Chapadão e Aprosoja/MS. Após um café da manhã, o secretário do Sindicato Rural Fábio Macedo, filho do proprietário da fazenda, deu as boas vindas aos presentes. Estiveram presentes no evento: o Diretor Executivo da Fundação Chapadão, Edson Pereira Borges, o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba Nilo Alves Ferraz, o prefeito municipal Ronaldo Miziara, o presidente da Coopar Diomário Salustiano, o Secretario de Indústria e Comércio Claudio Agi, o diretor de Departamento de Agropecuária Aquilles de Oliveira e Nascimento, vereadores, representantes do Banco do Brasil e Sicred, além de pecuaristas e agricultores.

De acordo com o presidente do sindicato Nilo Ferraz, a ideia é mostrar uma gama de possibilidades existentes no mercado e qual melhor está se adaptando ao solo e ao clima de Paranaíba. "O objetivo dessa parceria é promover e divulgar a cultura da soja no município, possibilitando a exploração dessa atividade", explicou Nilo.

"A parceria entre o Sindicato, a Fundação e a Associação garante aos produtores rurais da região alternativas transformadoras para o desenvolvimento da agricultura, com possibilidades reais de produzir mais e melhor, priorizando a sustentabilidade. O encontro entre os profissionais da área e o agricultor permite a troca de experiências e potencializa os resultados para a próxima safra do grão", ressalta o Diretor Executivo Edson Borges. Ele explicou que o objetivo deste Tour é "conhecer diferentes variedades de soja, sistemas de irrigação para lavouras e informações antecipadas para a próxima safra de soja. Edson ressaltou que este é o 4º ano que o experimento está sendo feito na região de Paranaíba e foi comprovado que a qualidade da terra e o clima favorecem e muito o cultivo da soja, " eu peço encarecidamente ao poder municipal, vereadores, ao Sindicato Rural, deputados e ao próprio governador para que incentive mais estes produtores. "Precisamos de investidores, os fazendeiros de Paranaíba precisam entender o quanto é rentável a soja, antes que produtores de fora venham e alugue as terras e levem para si todo o dinheiro produzido aqui", desabafou Borges.

A Fundação Chapadão através do engenheiro Jefferson Luis Anselmo que acompanhou todo o processo, esteve apresentando aos presentes as cultivares de soja que fazem parte do experimento e que está sendo realizado pelo quarto ano consecutivo em Paranaíba. São 42 cultivares de soja, sendo: 15 cultivares RR e 27 Cultivares Intacta RR2 PRO. Jeferson falou do quanto a soja desenvolveu bem com o clima de Paranaíba. "Está lindo esse campo experimental, a soja desenvolveu além do esperado, Paranaíba está pronta para a cultura da soja", afirmou Jeferson.
Foi realizado o plantio da soja em duas épocas diferentes, um no mês de novembro e outra no mês de dezembro. Segundo Anselmo, todas com uma evolução significativa, "No Chapadão planta-se no fim de dezembro, já no Mato Grosso em outubro. Paranaíba nos surpreendeu mais uma vez e produziu nas duas épocas plantadas", disse o pesquisador. As cultivares novas que entraram na plantação este ano foram: BRS7380, VRS388, BRS1003, Cristalino, BG4669 e M7198. As lavouras foram cultivadas pelos técnicos da Fundação Chapadão, com apoio do Sindicato Rural de Paranaíba.

Tour da Soja 2017
O Tour teve início na quinta-feira, dia 26 de janeiro, na sede da Fundação, localizada as margens da BR 060, na saída para Chapadão do Céu. Participaram do Tour 25 empresas e centenas de pessoas.
Veja abaixo os locais dos experimentos, que foram visitados pelo tour:
26 de Janeiro, Fundação Chapadão, Chapadão do Sul/MS
02 de Fevereiro, Fazenda Maraney, em Chapadão do Céu (GO);
09 de Fevereiro, Fazenda Nova França, Baús/Costa Rica (MS);
16 de Fevereiro, Fazenda Santo Anastácio, Aparecida do Taboado (MS);
18 de Fevereiro, Fazenda Mascote, Paranaíba (MS);

Tecnoagro 2017
Vai estar acontecendo nos dias 15 e 16 de março a feira Tecnoagro 2017 um evento realizado pela Fundação Chapadão. Maiores detalhes no endereço: http://tecnoagro2017.com.br/ ou pelo telefone: (67) 3562-2032