Sindicato realizou 65 cursos no ano de 2018

Parceria entre Sindicato/Famasul e Senar já capacitaram 719 produtores rurais.
03/12/2018
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) ofereceu no município de Paranaíba em parceria com o Sindicato Rural 65 cursos de qualificação para produtores rurais.Nilo Alves Ferraz, presidente do Sindicato Rural, disse que essa parceria é muito importante na qualificação daqueles que queiram buscar mais conhecimento. “O Sindicato Rural junto com o SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, está disponibilizando para a comunidade outros cursos também. Cada turma tem 15 alunos em formação e após a conclusão, todos estão preparados para trabalhar no mercado de trabalho. No ano passado, centenas de pessoas fizeram os cursos oferecidos pelo Sindicato gratuitamente”.Ações como essa reforçam a missão do Sindicato que é despertar a motivação de todos e atingir a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Segundo Caique Teodoro Costa, mobilizador do SENAR em Paranaíba, os cursos tem  cada ano que passa mais procura, “ são cursos que despertam interesse para quem vive no meio rural, pois são realizados com produtos ou serviços que existem em seu dia-a-dia. Para o produtor rural sâo: inseminação artificial, adestramento de equinos, implantação e manejo básico de piscicultura, educação ambiental no campo, informática básica, informatica avançada, sangria de seringueiras, manejo nutricional de bovinos, programa negócio certo rural, como produzir leite com qualidade, doma racional, preparo e utulização do couro, processamento de carne de peixe, produção artesanal de embutidos e defumados de suínos, etc. Já para quem vive na propriedade rural os cursos são: preparo de remédios caseiros, produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados, artesanato de bordado livre, cultivo de orquídeas, fabricação de produtos de limpeza, processamento caseiro do milho, fabricação caseira dos derivados do leite, plantio e manejo do pomar, etc”.
Para conhecer os cursos oferecidos, é preciso ligar no (67) 3668-1017 falar com Caique ou Cícera, ou acessar o www.sindicatoruraldeparanaiba.com.br

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para odesenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo.