Sindicato e Senar/MS ofereceu curso de produção de pães e salgados em Paranaíba

07/09/2017

Foi realizado no período de 04 à 06 de setembro o curso de Produção de pães e salgados no Sindicato Rural de Paranaíba  em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O objetivo geral das aulas é produzir artesanalmente pães e salgados para consumo familiar, seguindo as orientações básicas sobre educação alimentar, nutrição e higiene.

Durante o curso foram debatidos pontos importantes da produção para consumo familiar, por meio da troca de experiência entre os participantes.Com uma carga horária de 24 horas, os alunos aprenderam na prática técnicas de produção de pães, pão caseiro, pão integral, rosca doce, cuca, fatia húngaras, cueca virada assada e sonho, além das técnicas para a produção de salgados como pão italiano, coxinha de mandioca, sopa paraguaia,empada, entre outras.

De acordo com a instrutora Fátima Oliveira, a proposta das aulas é uma promoção social, que proporcione as famílias melhoria na alimentação e no consumo diário de produtos. “É importante que os alunos tenham uma boa noção de modificar, trazer alimentos mais saudáveis e de melhor qualidade para a sua família. Se o objetivo for à comercialização, a pessoa estará capacitada para oferecer um produto de qualidade aos clientes”.
Júlia Bergantini esteve participando do curso do SENAR/MS pela primeira vez. “ Esse curso é uma aprendizagem a mais, fiquei muito animada com todo o curso. Essa é uma ótima iniciativa para aqueles que buscam se qualificar, e eu pretendo participar de outros relacionado à culinária”, conta.
A aluna Aparecida Fernandes foi a primeira a se inscrever. Para ela, essa é uma possibilidade de seguir uma nova profissão. “Eu vi um anúncio na internet, e vinte minutos após a publicação eu já estava no Sindicato Rural fazendo a inscrição. Eu pretendo usar essa aprendizagem para fins comerciais e adquirir uma renda extra. Gosto bastante de culinária, e é uma ótima oportunidade para pessoas que, assim como eu, estão desempregados e sem condições financeiras de pagar para se qualificar”, ressalta.

O diretor do Sindicato Rural de Paranaíba José Chaves, relembra que os cursos são oferecidos gratuitamente a toda a população, e o intuito é “levar oportunidade de conhecimento e qualificação a todos que tiverem o interesse, e dessa forma, contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da sociedade”. A mobilizadora do SENAR/MS em Paranaíba, Caroline Rodrigues informa que as pessoas interessadas em participarem dos cursos devem entrar em contato com a secretaria do Sindicato Rural, com a Cícera ou com ela pelo telefone (67)3668.1017