Sindicato e Senar/MS ministram curso de Manejo de Ordenha (Manual e Mecânica).

Manejo de ordenha correta são essenciais para produção de qualidade.
Silvana Machado
30/08/2019

Foi realizado nos dias 22 e 23 de agosto no Distrito do Tamandaré o Curso de Manejo de Ordenha (Manual e Mecânica), uma parceria do Sindicato Rural de Paranaíba e SENAR/MS. O instrutor  do SENAR/MS Marcelo Borges Filho explicou que "no manejo de ordenha tratamos da qualidade da ordenha efetuada na propriedade rural para melhorar a qualidade do leite”, detalha. O conceito de manejo abrange todas as tarefas desempenhadas diretamente com os bovinos, desde criação, manutenção (alimentação, higiene e vacinação) até a produção do leite.

A ordenha é uma das atividades de maior importância durante o manejo da vaca em lactação. Para garantir maior produtividade e boa qualidade do leite, a prática deve ser bem conduzida, feita em ambiente tranquilo e higienizado. Marcelo, explicou que o objetivo é uma ordenha com higiene e qualidade. Além da prática da ordenha, durante o curso é ensinada como realizar a limpeza correta dos equipamentos, do animal, do ambiente e higiene pessoal do ordenhador.

Se a ordenha é feita de forma incorreta, pode prejudicar a qualidade do leite e a saúde do animal. A mastite bovina, por exemplo, é uma doença em que ocorre inflamação da teta da vaca. “A higiene é fundamental para a conservação do leite dentro dos padrões exigidos, que é a Instrução Normativa (IN-62), do Mapa. O bem-estar animal também é uma preocupação da ordenha”, evidencia.

Os interessados em participarem dos cursos do Senar/MS em Paranaíba, podem procurar a mobilizadora Ana Cláudia no Sindicato e fazerem sua inscrição. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem certificação no final. Maiores informações no 3668.1017.