Sindicato e Senar ministram o curso Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas de Pneus

18/06/2019

Nesta semana, de 12 a 14 de julho, a qualificação foi realizada na fazenda Bálsamo e Velhacaria. O curso foi oferecido pelo SenarMS em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba.Segundo o  instrutor do Senar/MS, Celso Gargioni o objetivo do curso é ensinar o funcionamento e operação de tratores e reforçar os principais cuidados para a segurança do trabalhador. “É a base sobre mecanização agrícola. É um curso para quem entende muito pouco de tratores”, esclarece.O curso qualificou 10 trabalhadores rurais, habilitando-os no manejo das máquinas, como sistemas de lubrificação, de combustível, de embreagem, de freios e hidráulico, além de componentes da plataforma e medidas de segurança no trabalho. “Os cursos do Senar são muito focados na segurança. Segurança do operador, segurança do operador com a máquina e também equipamentos de proteção individual”, relata o instrutor.

A mecanização no campo está presente na preparação o solo para a plantação, na manutenção das lavouras e deixa os processos de plantio e colheita mais rápidos e eficientes. O curso atende a demanda de capacitação na operação de maquinário. “Nosso Estado é muito carente de mão-de-obra especializada. Existe uma demanda muito grande de operadores de máquinas e tratoristas agrícolas que não é atendida.”, explica Celso.Com o crescimento constante da população mundial, a produção de alimentos precisa seguir o ritmo. “Não se desenvolve o agronegócio sem a mecanização agrícola. Os equipamentos estão com maior capacidade de produção a cada ano. A mecanização produz em larga escala e assim consegue atender melhor a população”, afirma.O Senar oferece 70 qualificações em Mato Grosso do Sul. Para mais informações, acesse o site www.senarms.org.br ou entre em contato pelo (67) 3668-1017.