Sindicato de Paranaiba se fez presente no Encontro Tecnico Senar Forte

Mais de 250 pessoas dos sindicatos rurais de MS participam de encontro técnico na sede do Sistema Famasul.
Sistema Famasul
10/05/2019

Os presidentes, dirigentes e colaboradores dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul participaram da primeira edição do Encontro Técnico Senar Forte, realizado pelo Senar/MS, com o apoio do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado na sede da Casa Rural, nos dias 08 e 09 de maio. Foram dois dias de ampla programação e com troca de conhecimentos e experiências a partir de diferentes perspectivas. Ao todo, participaram mais de 250 pessoas. A iniciativa contabilizou a presença de representantes de 59 sindicatos rurais do estado, participação que na abertura (08) foi destacada pelo presidente da Federação, Mauricio Saito. “Reunimos no evento 43 presidentes, 30 dirigentes e 72 colaboradores de sindicatos rurais. Os números mostram a grande preocupação em relação ao cenário atual. Precisamos buscar soluções efetivas para o produtor rural”. Saito falou ainda da importância de instituições ativas:  “Em países desenvolvidos, os produtores e as pessoas, de uma forma geral, sabem do valor e da seriedade em manter entidades representativas e nós, como instituição, temos que fazer o nosso papel”. O superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Lucas Galvan, apresentou alternativas para o sistema sindical. “Ações simples, como é o caso do Concurso Fotográfico ‘Sistema Famasul em Campo’ voltado para colaboradores das unidades sindicais e credenciados na instituição, promovem a integração dos funcionários, elevam o engajamento das redes sociais e aumentam o alcance das nossas informações nas plataformas digitais”, comenta.

Para o coordenador sindical da CNA – Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, Wilson Brandão, os clientes do agro estão cada vez mais exigentes. Brandão apresentou ainda novas iniciativas nacionais como o Bem+Agro, programa de benefícios que gera pontos aos cadastrados e o Agritrace, ferramenta de rastreabilidade vegetal da cadeia produtiva. “O mercado interno e externo tem demandado mais por produtos do país e quer conhecer suas origens”. A palestra do CEO da Digital House, Carlos Alberto Júlio, fechou o primeiro dia do encontro com o tema “Os Desafios e Oportunidades da Inovação”. “O mundo está diferente, o mercado e as pessoas também mudaram. É preciso decidir hoje o que queremos para o futuro e não existe nada mais importante que desaprender para aprender, deixar o velho para que o novo entre”. No segundo momento do evento, o superintendente da CNA, Bruno Barcelos Lucchi, ministrou a palestra “O Agronegócio e suas Potencialidades”. Em resumo, ressaltou a importância de alguns temas relacionados ao agro. “Tem que ter paixão. Mas a atividade tem que ser rentável! Para o agro evoluir precisamos melhorar questões do pós-porteira, como é o caso da infraestrutura e a logística”.

Outro tema foi o e-Social no meio rural. O assessor jurídico da CNA, Frederico Toledo, salientou a importância do sistema eletrônico para o setor produtivo, esclarecendo dúvidas sobre sua implantação e o cadastro que comunica ao governo, de forma unificada, todas as informações relativas aos seus trabalhadores, reunindo dados previdenciários, trabalhistas e fiscais. A comunicação também foi um dos assuntos da programação com destaque para o Marketing Digital e o peso da marca nas divulgações de ações institucionais. O coordenador de Marketing, Flávio Gutierrez; a analista de Comunicação e Social Media, Ellen Albuquerque; e o integrante da Agência 8020, Rafael Amaral, apresentaram pesquisas e experiências com as plataformas digitais. O diretor de desenvolvimento da empresa Pro-Fissa, Renato Roscoe, fez referência à capacitação cuja temática foi ‘Novas atitudes geram novos resultados’, reforçando: “Para obter mudanças é preciso ter iniciativas, aumentar a produtividade e, para isso, precisamos assumir responsabilidades e focar em novas oportunidades, com inovação”. De Paranaiba estiveram participando do evento o presidente do Sindicato Rural Nilo Alves Ferraz, o diretor e 1 Tesoureiro do Sindicato Amilson Alves Queiroz, o gerente do Sindicato Edevar Souto Oliveira e o coordenador do SenarMS em Paranaiba Caique Teodoro Costa.