Senar e Sindicato realizaram curso de Processamento da Carne do Peixe

13/09/2018

O Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul) juntamente com o Sindicato Rural de Paranaíba formaram nos dias 07 e 08 de agosto,  12 alunos no Curso de Processamento de carne de Peixe. Os cursos do Senar são gratuitos, destinados à capacitação de produtores, trabalhadores rurais e familiares. O objetivo do mesmo foi capacitar produtores rurais do município que produzem peixes a desenvolver corretamente os processos de beneficiamento e de conservação de pescados, produzindo pratos típicos com total aproveitamento.

Os participantes aprenderam nos conteúdos abordados;

-Considerações métodos de preparo da carne de peixe

-Controle de contaminantes

-Processamento da carne do peixe

-Preparo dos embutidos e produtos derivados

-Defumadores

-Aproveitamento dos resíduos de filetagem

-Processo de Armazenamento e Comercialização.

O instrutor do curso Alyrio Francisco da Silva  ressaltou a importância do curso sendo aproveitado quase 95% do peixe sendo descartada apenas a barrigada do peixe, onde quase tudo se reaproveita, ele destacou o empenho dos alunos onde aprenderam filetar, fazer cortes industriais, aproveitamento de toda a carcaça do peixe, da filetagem eles fizeram a isca de peixe, Sashimi, peixe ensopado, lasanha de peixe, linguiça de peixe, coro pururuca, nos jogamos fora o que não tinha mais para aproveitar, nos jogamos muito coisas fora, da carne da carcaça que sobrou do osso nos fizemos à lasanha, do cozimento da cabeça do peixe nos fizemos o caldo de peixe e o caldo para produzir o pirão de peixe. Quando se fala em peixe fala em peixe assado, frito e ensopado, quando não tem peixe pintado para fazer ensopado faz o que não faz, faz sim com peixe Tilápia. No final do curso foi servido um banquete com os derivados do peixe e foi servido a todos os pratos realizados pelos mesmos.

Segundo o Presidente do Sindicato Rural Nilo Alves Ferraz, a iniciativa do curso do processamento do peixe se deu por conta da procura do curso através dos produtores que a atividade do peixe está em expansão da produção no município através da criação em tanques lonados, ou seja, tanques artificiais ou não na criação de Tilápias, e que agora dispõe deste importante curso no processo de aproveitamento do produto peixes, estamos de portas abertos para sempre trazer aos nossos produtores cursos gratuitos para qualificar nossos produtores incrementando desta forma uma fonte de renda a mais para as famílias, finalizou o presidente.