Senar-AR/MS e Sindicato Rural ministram curso de Manejo de Pastagem.

O curso está sendo realizado no Sindicato Rural de Paranaíba e termina amanhã.
Silvana Machado
13/02/2020

A degradação das pastagens é o maior problema da pecuária do Mato Grosso do Sul, afetando diretamente a sustentabilidade dos sistemas produtivosDos atuais 15 milhões de hectares com pastagens cultivadas no Estado, são estimados nove milhões com pastagens degradadas. Nas fases de recria e engorda de bovinos de corte, a produtividade de carne de pode cair de em média 15 arrobas/ha/ano para 2 a 3 arrobas/ha/ano em áreas de pastagens degradadas. Além da baixa produtividade e rentabilidade, contabiliza-se ainda a degradação ambiental que atinge tanto o meio rural como o urbano. O manejo inadequado da pastagem leva a uma redução da matéria orgânica do solo, aumentando as emissões de gases de efeito estufa e a erosão do solo, causando degradação dos recursos hídricos.

Para orientar os produtores rurais o Sindicato Rural de Paranaíba em parceria com o SENAR-AR/MS, iniciou no dia 12/02 e termina amanhã dia 14/02 o Curso Manejo de Pastagens, uma parceria entre o SENAR-AR/MS e Sindicato Rural de Paranaíba. O curso está sendo realizado no Sindicato Rural e conta coma a participação de 12 alunos, uma carga horária de 24 horas e sob a instrução de Luis Celso Rangrab.A recepção dos participantes foi realizada pela diretora Maria Aparecida Neves Brandão –Lilota, que fez a abertura do curso, agradecendo a participação dos presentes, ressaltando a importância do trabalho do SENAR-AR/MS e divulgando a agenda de eventos do Sindicato Rural de Paranaíba no mês de fevereiro.

Os alunos aprenderam:

• Introdução (A missão e os objetivos do SENAR-AR/MS e os objetivos do evento).
• Ecologia e pecuária.
• As principais espécies de forrageiras.
• Renovação, Recuperação e Reforma do pasto.
• Cuidados na implantação das pastagens.
• A matéria orgânica no solo.
• Calagem e adubação.
• Morfologia e Fisiologia.
• Manejo de pastagem.
• Medidas de segurança no trabalho, novas exigências profissionais e cidadania (desenvolvidos ao longo do evento).