Skip directly to content

Reunião de divulgação do Policiamento Rural Georreferenciado será realizada dia 20/02.

As propriedades rurais, no modelo proposto, passam a ser monitoradas pelas equipes da patrulha rural e recebem uma placa de identificação.
Por: 
Assessoria
09/02/2020

Visando divulgar o novo modelo de policiamento rural comunitário georreferenciado de Paranaíba será realizada uma reunião no dia 20/02 às 18:00 no recinto de leilões da Leilosin, antes do leilão especial do mês de fevereiro.

 

Na oportunidade, o Comandante do Policiamento do CPA- 2, Tenente Coronel Gilberto Gilmar de Santana, irá dar explicações detalhadas do novo modelo de policiamento que promete trazer mais segurança para a Zona Rural e que para ter sucesso recessitará da participação efetiva da comunidade, justificando assim a importância da presença da população na reunião.

 

Entenda o modelo proposto de Policiamento Georreferenciado

O novo modelo de Policiamento Rural comunitário Georrefenciado de Paranaíba será ferreamente utilizada pelos gestores de segurança publicada da Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. O modelo tem como princípio a filosofia de Polícia Comunitária, onde os militares, devidamente capacitados para atuarem na área, estreitam laços de confiança com a população rural para que juntos tralharem na resolução das questões de segurança pública no campo.

 

O modelo proposto conta com a utilização de tecnologias para o georrefenciamento das propriedades rurais, bem como o monitoramento dessas áreas, através de placas indicativas de “ÁREA MONITORADA”, o que facilita a localização das propriedades monitoradas, assim como previne possíveis ilícitos e agiliza o atendimento dos policiais militares, o que torna o patrulhamento mais eficiente e eficaz.

 

As propriedade rurais, no modelo proposto, passam a ser monitoradas pelas equipes da patrulha rural, recebem uma placa de identificação e tem, voluntariamente, os proprietários rurais, funcionários, veículos e maquinários da propriedades rural cadastrados num aplicativo que alimenta um banco de dados que subsidiam o serviço de inteligência e facilitam as ações dos patrulheiros rurais.

 

O Modelo de Patrulhamento Rural Comunitário Georreferenciado foi elaborado pelo Comandante do Policiamento do CPA-2, Tenente Coronel Gilberto Gilmar de Santana, e sua equipe de trabalho, com base no modelo piloto implantado na cidade de Paranaíba, sede do 13º Batalhão de Polícia Militar.

 

O novo modelo de Policiamento Rural Comunitário Georreferenciado foi apresentado ao Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosto, ao Chefe do Estado-Maior, Coronel PM Alexandre Rosa Ferreira, ao Assistente do Comandante-Geral, Tenente Coronel Ademir de Oliveira, no dia 29, tendo sido aprovado e homologado para ser utilizado como modelo institucional.

 

O modelo piloto vem sendo aperfeiçoado com inovações trazidas das participações d Comandante do CPA-2 e sua equipe técnica nos Painéis sobre Segurança Rural que ocorrem em Brasília-DF, bem como através das interações realizadas com outras Policias Militares da Unidade Federativa. (Com informações da assessoria).