Relação vacina/boi atinge maior patamar desde 2015

Atualmente, é possível comprar 111 doses de vacina com a venda de uma arroba de boi gordo
Imea
17/04/2018

A vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa começa em 1º de maio e pecuaristas já estão se preparando para o período para agrantir a sanidade dos animais. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a vacina registrou valorização de 0,65% entre fevereiro e março deste ano em Mato Grosso. Apesar disso, a relação de troca entre esta e o boi gordo atingiu o maior patamar dos últimos três anos, sendo possível adquirir 111 doses da vacina (cotadas a R$ 1,20/dose) com a venda de uma arroba de boi gordo. Em março de 2017, por exemplo, era possível comprar pouco acima de 100 doses. "Tal fato é otimista para aqueles que já realizaram a compra da vacina, no entanto, para os que deixaram para negociar durante as próximas semanas o cenário encontrado poderá não ser tão positivo", alerta o Imea em boletim divulgado nesta segunda-feira.

Arroba - Depois de algumas semanas de queda, o preço da arroba do boi gordo teve leve reação, com aumento de 0,39% nos últimos sete dias, ficando em R$ 132,97 no Estado. Já a vaca gorda ficou praticamente estável, fechando a R$ 124,08/@. A relação de troca boi/bezerro também avançou na semana, aumentando 0,28% para 1,83 cab/cab. "Isso ocorreu devido a uma maior valorização no preço do boi gordo em comparação ao bezerro de ano", explica o Imea.