PROGNÓSTICO CLIMÁTICO PARA MATO GROSSO DO SUL

Tendência de precipitação estimada entre os dias 15 a 31 de julho de 2020 com informações do NCEP/NOAA dividido em dois períodos
Franciane Rodrigues – Coordenadora do CEMTEC/MS-Semagro
18/07/2020

Tanto no período de 15 a 23 de julho e no segundo período 23 a 31 de julho de 2020 – Neste período não há expectativa de chuva em Mato Grosso do Sul. Espera-se condição de tempo firme, grande amplitude térmica com elevadas temperaturas e umidade relativa do ar resultando em valores abaixo de 30% à tarde, considerado estado de atenção segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim, a orientação é ingerir muito líquido, redobrar atenção com idosos e crianças, procurar umidificar ambientes e evitar aglomerações. Ressalta-se que é necessário o acompanhamento de atualizações futuras para confirmação da tendência.

Anomalia de precipitação e temperatura para o mês de agosto de 2020 conforme prognóstico divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

• Precipitação

Através do mapa relacionado ao prognóstico climático divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, segue abaixo o total de precipitação estimado para o mês de agosto de 2020 juntamente com a classificação acima ou abaixo da normalidade para o Estado de Mato Grosso do Sul dividido em mesorregiões.

Mesorregião centro-norte: estimado em até 20 milímetros/mês classificado como quantidade de chuva abaixo da média da normalidade

Mesorregião pantaneira: estimado até 40 milímetros/mês classificado como quantidade de chuva normal a ligeiramente abaixo da normalidade.

Mesorregião leste: estimado em até 160 milímetros/mês classificado como quantidade de chuva ligeiramente acima da normalidade

Mesorregião sudoeste: estimado até 230 milímetros/mês classificado como quantidade de chuva acima da normalidade.