Produtores rurais são capacitadas para Gestão de propriedades rurais-Pecuária no Sindicato Rural de Paranaíba.

16/03/2020

Acostumados com a lida no campo, os produtores rurais foram se habituando a levantar cedo e irem para a lavoura, muitas vezes, antes mesmo do amanhecer. Com o “boom” do agronegócio no Brasil e a vontade de “abocanhar” uma fatia do setor que vem segurando a economia nacional, a necessidade de profissionalização ficou ainda mais latente e o entendimento de que a agropecuária é um negócio, como qualquer outra empresa, tornou-se cada vez mais primordial. Diante dessa nova realidade, tão importante quanto o que se produz na agropecuária é a gestão financeira do agro.

Pensando nisso o SENAR-AR//MS e Sindicato Rural de Paranaíba capacitaram 15 alunos  no curso “Gestão da propriedade rural – Pecuária”, para aprenderem a utilizar a planilha de custo para o planejamento da propriedade rural. O curso foi realizado nos dias 09, 10 e 11 de março no Sindicato Rural. Segundo a instrutora do Senar, Deusdete Lopes de Oliveira, “ Com uma boa gestão da empresa rural, o aluno será capaz de identificar os principais pontos fortes e fracos de seu negócio, bem como as oportunidades do mercado. Assim, pode estabelecer metas e conseguirá ter controle sobre sua empresa rural”. Constou da programação do curso:

Eixo mobilizador: Apresentação do Senar-AR/MS (A missão do Senar-Ar/MS e o objetivo do evento)

• Peculiaridades do setor agropecuário
  • Tipos de mercado
  • Módulos de planejamento
  • Calculo de custo de produção
  • Conceitos de custos
  • Panorama mundial de comercialização