Skip directly to content

Produtores de Paranaíba receberam curso para combater formigas cortadeiras.

A capacitação foi totalmente gratuita. O material didático e iscas para controle de formigas foram oferecidos pelo Senar/MS.
Por: 
Silvana Machado
11/02/2020

Aprender a conviver com um formigueiro no campo, sem deixar com que ele acabe com meses de trabalho na lavoura é um grande desafio para o proprietário rural. Para isso, é necessário conhecer as variedades de formigas, como as cortadeiras e cabeçudas, por exemplo, além de aprender técnicas de uso de medicamentos e venenos, local de aplicação do produto, iscas para controle de praga, entre outros. Baseado nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul - Senar/MS ofereceu um curso com aulas práticas e teóricas nos dias 16 e 17 de Janeiro de 2020, no Sindicato Rural e Estância Aurora.

 

 

O instrutor do SENAR/MS, Juracy João da Costa, explicou que o objetivo do curso é aprender como identificar as formigas cortadeiras para realizar o controle nas propriedades rurais. “O primeiro passo para combater uma praga é obter conhecimento sobre ela. Assim, os alunos aprenderam a realizar o combate corretamente, evitando, por exemplo, o desperdício de defensivos”, relatou. O curso teve carga horária de 16 horas e abordou questões como medidas de segurança no trabalho e no meio ambiente, identificação dos gêneros e espécies das formigas cortadeiras, arquitetura e composição dos formigueiros, alimentação das formigas, forma de ação desses insetos, localização e dimensionamento dos formigueiros, métodos de prevenção e controle, além de ensinar o uso correto e seguro de produtos fitossanitários.

 

As formigas cortadeiras causam transtornos principalmente para culturas como a cana-de-açúcar, florestas de pinus e pastagens. Segundo o instrutor do SENAR/MS, a espécie é capaz de destruir até cerca de três toneladas de cana por hectare, considerando uma produtividade de 60 toneladas/ha. “As formigas cortadeiras chegam a destruir em torno de cinco mil folhas de pastagem por hectare e esse prejuízo é causado por apenas um formigueiro”, ressaltou.

 

O instrutor relatou que a localização dos formigueiros ainda é um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores para controle das cortadeiras. O principal método utilizado é a aplicação de iscas formicidas granuladas, formuladas com uma mistura de atrativos, geralmente polpa de laranja e óleo vegetal, e um inseticida como princípio ativo. Sua aplicação, como qualquer outro inseticida, requer cuidados no manuseio e os produtos devem estar registrados no Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A recomendação é realizar o controle no período anterior ao plantio e no início do cultivo. A limpeza do terreno facilita a localização dos formigueiros e torna o combate mais eficaz.