PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS

22/07/2022

Diante da quantidade de focos de incêndios ocorridos nas últimas semanas e da previsão de estiagem prolongada em Mato Grosso do Sul, o Sindicato Rural de Paranaiba alerta os produtores rurais quanto a necessidade da adoção de medidas de prevenção e controle de incêndios em áreas rurais afim de garantir a preservação da fauna e flora, bem como a integridade física de pessoas.

Medidas como confecção de aceiros ao redor das áreas protegidas (reservas legais e áreas de preservação permanente), cercas e edificações como casas, galpões e mangueiros e a capacitação e organização de equipes das propriedades são fundamentais para minimizar os riscos de incêndio e agilizar o combate. Neste momento, torna-se importante manter disponíveis equipamentos para impedir a propagação das chamas como abafadores, tratores, tanques, caminhão pipa, avião agrícola e outros que possam ser utilizados com segurança e eficácia.

O Sistema Famasul, por meio do Senar/MS, oferece os cursos de “Coordenador de Brigadas de Incêndio na Área Rural” e “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais” e, com capilaridade em todo o estado por meio dos 69 Sindicatos Rurais e dos mais de 300 profissionais que atuam na Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em aproximadamente 7.000 propriedades em todos os municípios do Estado, intensificou sua rede de contatos para que as informações sobre os focos de incêndio cheguem o mais rapidamente possível aos órgãos competentes e que seu combate seja efetivo.

A partir da união de instituições privadas e públicas em parceria com os produtores rurais podemos prevenir e minimizar os impactos com o fogo