Paranaíba sediou a 4ª Feira Pró-Genética no Sindicato Rural

25/10/2017
A 4ª edição da Feira Pró-Genética que é uma realização da ABCZ em parceria com o Sindicato Rural, foi realizada no dia 20 de outubro no período das 7hs às 16hs no  Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira. Segundo o secretário do Sindicato Rural, Fábio Macedo organizador do evento, foi realizado um levantamento prévio para captar o número de touros que os produtores gostariam de obter. Estiveram participando vários criadores que trouxeram animais das raças Nelore Padrão e Mocho

Aproximadamente 30 touros das raça Nelore Padrão e Nelore Mocho participaram do evento. Somente neste dia foram comercializados 04 touros Nelore Padrão, em média  aproximadamente de R$6.900,00 e 03 Touros Nelore Mocho por R$6.300,00 em média, acima da média de 2016. Segundo Fábio a liquidez não foi a desejada, mais era a esperada em virtude do momento de crise  que atravessa a economia brasileira  e não diferente disso a pecuária de corte também e a leiteira.

Segundo o técnico Valfredo Brandão da ABCZ o objetivo era de reunir animais que tivessem registro definitivo, intervalo de idade (de 18 à 42 meses), exame andrológico positivo,brucelose e tuberculose negativo e que todos animais participantes tivessem avaliações genéticas. “O valor absoluto pago pelos produtores foi abaixo dos leilões da Expopar, só que no entanto o valor recebido pelo produtor foi acima do realizado na Expopar. Isso porque na Expopar existe a comissão e o desconto no pagamento à vista, como aqui a maior parte dos negócios foi feito com pagamentos à curto prazo e pagamento à vista, foi conseguido este resultado.O comprador gastou menos e o vendedor recebeu mais, porque não teve que pagar taxas, etc”, disse Fábio.

A diretoria do Sindicato ficou muito satisfeita com o resultado final da feira, Fábio disse que, “já se pensa na realização da 5ª feira que deverá acontecer no dia 19 mês de outubro em 2018”. O presidente do Sindicato Rural de Paranaíba Nilo Alves Ferraz e o secretário Fábio "agradeceram o comparecimento dos criadores que estiveram presentes, aos compradores, visitantes e em especial ao Valfredo que em todos estes anos, incentivou e colaborou para a realização e sucesso do evento".