NR31.12 - SEGURANÇA E SAÚDE NA OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

30/09/2020

De 15 a 17 de setembro foi realizado o curso de NR31.12 - Segurança e Saúde na Operação de Máquinas e Implementos Agrícolas, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS, em parceria com o Sindicato Rural. O instrutor Washington Tsuruda explicou que foram oferecidas aulas teóricas e práticas sobre a norma regulamentadora NR31.12.

O curso tem como objetivo produzir compreender os riscos nas atividades ligadas a operação e manutenção de máquinas e implementos agrícolas de acordo com a NR 31.12. O curso teve carga horária de 24 horas e participação de 9 alunos.

O curso teve como programação: Eixo mobilizador 1. O que são normas regulamentadoras (NR): 2. Definição de perigo e risco: riscos ambientais nas operações de máquinas e implementos 3. Noções sobre legislação de trânsito sinalização de segurança direção defensiva 4. O que é EPI. 5. EPC 6. Procedimento em situação de emergência e noções sobre prestação de primeiros socorros 7. Sinalizações de segurança na operação de tratores com implementos 8. Identificação das fontes geradoras dos riscos 9. Equipamentos de proteção individuais e coletivos 10. Operação e condução com segurança em máquinas/com implementos. Obs.: este curso não habilita o participante a operar máquinas e implementos agrícolas sem que o mesmo tenha curto/treinamento especifico para a máquina.

O Sindicato Rural de Paranaíba agradece o instrutor e alunos e informa que a agenda de cursos está disponível no site www.sindicatoruralparanaiba.com.br/agenda.

Para maiores informações no Sindicato Rural de Paranaíba ou pelo telefone (67) 3668-1017.