Hortifrúti Legal: dia de campo mobilizou cerca de 300 produtores da região leste de MS

Evento aconteceu no Assentamento Serra em Paranaíba na última sexta-feira
22/11/2017

No último dia 17/11 o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sindicato Rural de Paranaíba e FAMASUL, realizaram o Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial Hortifruti Legal. O evento regional aconteceu na Chácara São José, localizada no Assentamento Serra. Aproximadamente 300 pessoas de 13 municípios do MS estiveram presentes, sendo estes : Paranaíba, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Três Lagoas, Selvíria, Nova Andradina, Anaurilândia, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado e Água Clara. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Nilo Alves Ferraz, do SENAR/MS, Francisco Paredes, Gestor do departamento de Assistência Técnica e Gerencial, o Coordenador do programa Hortifruti Legal, Dorly Pavei, o Supervisor do programa, Flávio Correia, a técnica de campo responsável pelo atendimento, Carolina Rocha Sounego,  o presidente do Sindicato Rural de Cassilândia, Silas Alberto, o Secretário da Agricultura Cláudio Agi, vereador Ailson Antônio de Freitas (Binga) entre outros.

O presidente Nilo falou da importância do evento, "este encontro é uma troca de experiências para os produtores rurais. Através de uma parceria entre o Sindicato Rural e o Senar/MS, foi possível para estes produtores rurais no Assentamento Serra aprenderem as técnicas e passarem a cultivar: maracujá, tomate, repolho, melancia,abobrinha e jiló ". “A Região Leste do estado que possui uma forte atuação na pecuária de corte e no segmento florestal, também mostra um excelente potencial para a cadeia do hortifrúti. Esta propriedade da Srª Marinêz Barbosa da Silva é modelo e foi escolhida para a realização deste dia de campo reforçando esta tendência, onde com o auxílio do programa de Assistência Técnica e Gerencial Hortifrúti Legal o produtor consegue ganhos consideráveis de renda e produtividade nas culturas recomendas pela equipe técnica, dentre elas o maracujá, carro-chefe do Hortifrúti em Paranaíba”, apontou o Coordenador do programa no Senar/MS, Dorly Pavei.

A programação do evento contemplou um giro tecnológico em três estações: cultivo de maracujá; cultivo de melancia e adubos verdes; e cultivo de tomate, abobrinha verde e repolho, em destaque nessa etapa para a tecnologia de mulching, também conhecido como “acolchoado”, uma barreira física (lona) resistente a intempéries na superfície do solo e condições climáticas adversas. trabalho. Foram ministradas palestras sobre as plantações para que os produtores rurais que compareceram pudessem ter mais contato com as variedades: Flávio Carlos Correia foi o palestrante do Maracujá, Victor Almeida foi o palestrante do Tomate, Repolho e Abobrinha, Marion Henry foi o palestrante da Adubação Verde e Melancia.