Exportação de carne bovina dos EUA recua 5% em abril

No acumulado de janeiro a abril, a queda anual nos embarques foi de 4%.
Portal DBO
12/06/2019

As exportações de carne bovina dos Estados Unidos atingiram 105.241 toneladas em abril deste ano, uma queda de 5% na comparação com igual mês do ano passado, informou a Federação de Exportação de Carnes dos EUA (USMEF). Em valores, os embarques no quarto mês do ano caíram ligeiramente, para US$ 674,2 milhões.

De janeiro a abril, as exportações registraram queda de 4% em relação ao recorde do ano passado, para 412.547 toneladas. Em receita, a baixa no primeiro quadrimestre deste ano foi de 1%, para US$ 2,58 bilhões.

A Coreia do Sul continua sendo o mercado que mais cresce para a carne bovina dos Estados Unidos, com os volumes de abril subindo 18%, para 22.584 toneladas. Em receita, os embarques para o país asiático tiveram acréscimo de 22%, na comparação com abril de 2018, para US$ 164,3 milhões, superando o Japão como o principal mercado em faturamento.

Os embarques para o Japão caíram 6% em abril, para 24.149 toneladas, resultando em receita de US$ 156,8 milhões.

A queda no mercado japonês é atribuída à permanência de uma tarifa alta ao produto norte-americano, de 38,5%, acima da taxa de 26,6% cobrada para o ingresso da carne bovina de países concorrentes, como Austrália, Canadá e México.

Suínos

As exportações norte-americanas de carne de porco totalizaram 216.757 toneladas em abril, uma queda de 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em receita, os embarques caíram 8%, para US$ 535.2 milhões.

No acumulado de janeiro a abril, as exportações de carne suína dos EUA também caíram 6%, para 817.025 toneladas, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em faturamento, a queda no período foi de 12%, para US$ 2 bilhões.