Estiagem põe agronegócio em alerta.

Aprosoja
06/11/2019

A escassez de chuvas em Mato Grosso do Sul já reflete em replantio de áreas de soja e no atraso do plantio da safrinha de milho. Conforme o sistema de Monitoramento Agro Meteorológico (Agritempo), até dia 3 de novembro diferentes áreas de Mato Grosso do Sul se encontram com até 21 dias sem chuva. Produtores rurais do Estado estimam perdas financeiras com replantio de soja e risco de enfrentar seca e geada com o milho. Além da preocupação com a falta de sementes para fazer a semeadura novamente. De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mauricio Saito, o déficit hídrico no Estado já preocupa produtores de determinadas regiões. “O déficit já está além da nossa expectativa inicial. Acreditávamos que a regularidade das chuvas já viria no ínicio de novembro e ainda não veio. Esperamos que a partir da semana que vem essa regularidade chegue. Já existe um prejuízo para os produtores que conseguiram plantar em setembro e outubro, pois, algumas áreas precisarão ser replantadas. E com os problemas enfrentados com a soja certamente teremos atraso no plantio da safrinha também”, informou Saito.

Conforme o boletim técnico Casa Rural até o dia 1° de novembro, a área plantada de soja acompanhada pelo Projeto SIGA MS alcançou 49,5%. A região sul está com o plantio mais avançado, em média 50,6%, enquanto a região centro está com 50% e a região norte com 44,9% de média. A área plantada até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA, é de aproximadamente 1,565 milhão de hectares. A porcentagem de área plantada na safra 2019/2020, encontra-se inferior em aproximadamente 37,53%, em relação à safra 2018/2019, para a data de 1° de novembro. O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), André Dobashi, explicou que o plantio da safra de soja está com atraso de 27% em relação a média dos últimos cinco anos. “A Aprosoja registrou a necessidade de replantio em algumas áreas, principalmente na região sul do Estado, onde ainda não houve regularidade nas chuvas. O atraso no plantio devido a estiagem afeta também o Paraná e as entidades, bem como a Aprosoja Brasil avaliam os impactos na safra de soja e consequentemente, na de milho segunda safra 2020. Em Mato Grosso do Sul a Aprosoja tem se preocupado com produtores que plantaram e estão enfrentando problemas. Dessa forma, tem buscado soluções junto a agentes de seguro para encontrar alternativas financeiras que garantam a rentabilidade do produtor junto ao seguro rural”, afirmou.