Skip directly to content

Curso de Retroescavadeira leva conhecimentos sobre como se tornar um profissional

Por: 
Silvana Machado
08/04/2018

Além das funções já conhecidas no meio urbano e na construção civil, as retroescavadeiras também são usadas na abertura de adutoras e outros serviços ligados à irrigação e, ainda, na conservação das estradas de terra. O uso da Retroescavadeira é muito amplo nas atividades rurais, por ser uma máquina cuja a função principal é a escavação ela pode ser utilizada na construção de trincheiras para produção de silagens, valas para instalação de adutoras e tubulações de irrigação, bem como poços para criação de peixes, barraginhas, bacias de contenção para a conservação de estradas rurais, além de auxiliar no carregamento de diversos insumos agrícolas.

 

O curso foi ministrado em Paranaíba em duas turmas, uma no período de 26 a 28 de março e outra de 29 à 31 de março. Segundo o instrutor do curso do SENAR MS, David Bambil Dias, não é possível se tornar um operador de máquinas de um dia para o outro e são vários os riscos para o condutor; por isso, é necessário obter conhecimentos teóricos e práticos através de cursos de capacitação e aperfeiçoamentos, além de acompanhamentos que surgirão a partir dos avanços tecnológicos e as exigências do mercado de trabalho. “Existe risco de queda, esmagamentos, amputações e até mesmo o óbito, mas através do uso correto do equipamento os perigos de acidentes podem ser minimizados ou eliminados”, alerta.
Por ser uma máquina versátil, o instrutor alerta que há uma proteção específica para cada risco, agrupados em cinco tipos como físico, químico, ergonômico, biológico e mecânico. Essa exposição é mensurada também numa escala pequena, média ou grande, dependendo da atividade, como o risco ergonômico, associado à postura inadequada do operador, ou risco químico onde o operador no momento da inspeção periódica do equipamento não esteja utilizado corretamente os EPIs (creme de proteção para as mãos, luvas, botas, etc). “Um operador de máquinas capacitado, além de operar com produtividade e qualidade, não ficará mais exposto a riscos que antes ele não percebia”, orienta David.

 

Requisitos mínimos para se tornar um operador de Retroescavadeira:
- Ser maior de 18 anos; 
- Possuir condições físicas e psíquicas para o exercício da atividade; 
- Possuir Certificado de Capacitação Profissional para o exercício da profissão;
- Utilizar corretamente os EPIs (Equipamento de Proteção Individual);
- Adotar cuidados com a segurança pessoal e de terceiros;
- Adotar medidas de proteção com o meio ambiente;
- Se caso o operador for conduzir a Retroescavadeira numa via pública o mesmo deve possuir CNH de categoria C, D ou E;
- Ler o manual do operador antes de operar a Retroescavadeira;
- Realizar a manutenção e os reparos quando autorizado e possuir conhecimento.