Curso de Beneficiamento e Transformação Caseira da Mandioca

28/08/2018

Presente nas refeições do sul-mato-grossense, seja no churrasco ou acompanhando as demais refeições, a mandioca foi considerada o alimento do século pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A raiz pode ser utilizada para o preparo de diversos alimentos, desafio proposto no curso de 'Beneficiamento e transformação caseira da mandioca', realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS.

O curso de capacitação aconteceu no período de 23 à 25 de julho no Sindicato Rural de Paranaíba. As atividades realizadas totalizaram 16 horas/aula e teve a participação de 10 alunos. A ação foi ministrada pela instrutora do Senar, Vera Lúcia de Almeida Milan, que falou sobre a mandioca, os cuidados no seu manuseio, além das diversidades de produtos beneficiados, como por exemplo, coxinha de mandioca, torta de mandioca, broa de mandioca, pão de queijo e outros. Além das receitas são adquiridos conhecimento de noções de higiene no preparo dos alimentos, cuidado com a limpeza dos alimentos para evitar a contaminação e o surgimento de doenças através dos alimentos. No final do curso o presidente do Sindicato Nilo Alves Ferraz parabenizou os participantes da capacitação.