Skip directly to content

Com dados econômicos melhores do que o esperado, projeções para o PIB devem ser revistas, diz Sachsida.

Por: 
Noticias Agricolas
24/06/2020

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse nesta quarta-feira que projeções econômicas para o Produto Interno Bruto(PIB) do país neste ano poderão ser revisadas para cima, em razão da indicação de que os dados econômicos para o mês de maio vieram melhores do que abril, e a mesma trajetória repete-se em junho.

"Os dados que eu tenho acesso hoje indicam que maio veio muito melhor que abril, junho veio muito melhor que maio", pontuou Sachsida em videoconferência promovida pela Arko Advice.

A última estimativa oficial do ministério da Economia aponta para uma retração da economia brasileira em 4,7% no ano. De acordo com Sachsida, essa estimativa levava em consideração uma reabertura dos setores no mês de junho.

"Como junho não reabriu a economia, eu estava pensando que teríamos que piorar a nossa estimativa razoavelmente. Mas o fato é que os dados, tal como predisse o ministro Paulo Guedes, estão vindo muito melhores", complementou.

Na perspectiva do secretário, as projeções de mercado, que apontavam para uma retração em torno de 7% do PIB em 2020, deverão ser revisadas para um cenário mais positivo nas próximas semanas.

"Este ano vai ser um ano difícil, mas nem de perto tão difícil como alguns acharam. Mérito do ministro Paulo Guedes, que sempre disse claramente isso", afirmou Sachsida.

Na manhã desta quarta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou contração de 9,1% do PIB brasileiro neste ano, ante o recuo de 5,3% previsto no mês de abril.