Skip directly to content

China suspende fábrica alemã de suínos; sinal de alerta para o Brasil

Pequim reforçou as inspeções de carnes importadas nesta semana, depois de surto de Covid-19 registrado em mercado atacadista chinês.
Por: 
Portal DBO
18/06/2020

A China suspendeu importações de carne suína provenientes de uma unidade de processamento que pertence à alemã Toennies, informou a agência Reuters, com base em documentos alfandegários de Pequim divulgados nesta quinta-feira. O bloqueio à fábrica alemã ocorreu um dia depois de a empresa relatar um surto de coronavírus entre trabalhadores da unidade – a Toennies disse na quarta-feira que paralisou o abate em uma de suas plantas após cerca de 400 funcionários testarem positivo para o vírus.

A suspensão das importações provenientes da unidade alemã pode indicar um risco para outros exportadores, incluindo grandes fornecedores da China, como Brasil e Estados Unidos, onde houve registros de surtos da Covid-19 entre trabalhadores de frigoríficos, alerta a reportagem da Reuters. “Agora isso parece ser um fator real de risco para os EUA, Brasil ou outros exportadores”, disse, em nota, Darin Friedrichs, analista sênior da INTL FCStone.

 

A Administração Geral de Alfândegas da China atualizou uma lista de frigoríficos aprovados para exportar ao país nesta quinta-feira, indicando que a unidade da Toennies, em Rheda Wiedenbrück, havia sido suspensa.

A China reforçou as inspeções de carnes importadas nesta semana, depois de um novo surto de infecções pelo coronavírus ser relacionado ao enorme mercado atacadista de Xinfadi, em Pequim.