Arroba de R$ 200 já era em São Paulo. Agora, ruma aos R$ 215.

Movimento consistente de alta é puxado pela baixa oferta de animais e pelo bom ritmo dos embarques.
Portal DBO
23/06/2020

Nesta terça-feira, 23 de junho, os preços do boi gordo registraram movimentos positivos em quase todas as regiões do País. Em São Paulo, bateu 214/@, a prazo, e nas praças do Norte do País as cotações avançaram para além de R$ 200/@. Nas áreas pecuárias do Centro-Oeste, o dia também foi de valorizações, com destaque para o Mato Grosso, onde o valor da boiada pronta subiu em quase todas as praças do Estado, segundo apurou a Informa Economics FNP – em Cáceres, avançou para R$ 187/@ (prazo); em Cuiabá, atingiu R$ 184/@ (à vista); em Barra do Garças, bateu R$ 190/@ (prazo); em Tangará foi a R$ 187/@ (prazo). “No Mato Grosso, assim como em Goiás, os pecuaristas só se posicionam nas vendas mediante elevação dos preços oferecidos”, destaca a FNP. Segundo a consultoria, tanto nas praças de São Paulo quanto de Minas Gerais, a oferta restrita de gado, além da necessidade de abates urgentes para atender o aquecido escoamento de carne para o mercado externo, tem impulsionado as cotações da boiada gorda.

Na região Norte do País, os preços da arroba subiram no Pará, Tocantins e Rondônia. Nessas regiões, as pastagens seguem com boa qualidade, dando suporte para a retenção dos poucos animais disponíveis para abate, o que tem intensificado a especulação altista no mercado local, informa a FNP.

O boi gordo segue em ritmo de alta mesmo com uma demanda interna bastante enfraquecida, resultado das incertezas geradas pela pandemia da Covid-19 e pela consequente perda de renda do brasileiro. Do lado da demanda, a arroba é sustentada pelo bom ritmo das exportações brasileiras, que tem a China como o principal impulsionador dos embarques, assim como ocorreu no ano passado.

No acumulado das primeiros três primeiras semanas de junho (14 dias uteis), os embarques de carne bovina in natura totalizaram 107,2 mil toneladas e uma receita de US$ 466,76 milhões, resultados que representam um aumento 27% e 43% em volume e receita médios por dia, respectivamente, com relação ao mesmo período no ano passado, segundo informações da FNP, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).