Administração da Empresa Rural foi tema de curso no Sindicato Rural de Paranaíba

26/03/2018

Uma empresa de sucesso precisa ser socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. A propriedade rural para obter êxito, tem que seguir o mesmo caminho. A afirmação é do instrutor Mauro Pereira Carvalho Júnior, do curso ‘Administração da Empresa Rural’ promovido pelo Serviço da Aprendizagem Rural  do Mato Grosso do Sul (SENAR-MS).

O curso foi realizado entre os dias 13 á 15 de março, o SENAR realizou a capacitação no município de Paranaíba para turma de 13 alunos, formada por gerentes, produtores e trabalhadores rurais. “Aposto no potencial desta turma que já sabe o ritmo da administração no campo e quer aperfeiçoar seus conhecimentos”, destaca o instrutor. De acordo com Mauro, entre os erros mais cometidos pelos produtores rurais e pelos profissionais que administram a fazenda, o mais comum é a desorganização. “O administrador rural tem que tomar em conta quatro quesitos: planejamento, organização, divisão de tarefas e controle. Se ele falhar em um desses pontos, o prejuízo é certo”, ressalta.

No conteúdo programático do curso está a legislação relativa à segurança do trabalhador rural, legislação relativa ao meio ambiente, planejamento operacional, estratégico, administrativo e tático gerencial, entre outros temas. A carga horária foi de 24 horas, e as aulas práticas foram na Fazenda Flor do Ipê.