Sindicato Rural de Paranaíba enviou ofício ao presidente da Iagro cobrando providências quanto aos animais de grande porte soltos no perímetro urbano de Paranaíba.
Sindicato Rural de Paranaíba enviou ofício ao presidente da Iagro cobrando providências quanto aos animais de grande porte soltos no perímetro urbano de Paranaíba.
O Sindicato Rural de Paranaíba enviou ofício ao presidente da Iagro, Sr. Daniel Ingold, solicitando providências quanto aos animais de grande porte soltos no perímetro urbano de Paranaíba.
O pedido se justifica pois além da questão sanitária, os riscos de acidentes que estes animais podem causar é imenso, já que muitos deles ficam soltos frequentemente, inclusive próximo à BR-158.
Vale ressaltar que o problema já é antigo, e a frequência de relatos e o volume de animais soltos têm aumentado, gerando reclamações por parte da população.
Em resposta enviada ao Sindicato Rural de Paranaíba, o presidente da Iagro afirma que as atribuições do órgão estão restritas à fiscalização sanitária dos animais e adoção de medidas administrativas cabíveis, como a lavratura de autos de infração e notificações formais, e que tais medidas já foram tomadas.
Em virtude de estarem colocando em risco a vida dos transeuntes das vias públicas, tanto no perímetro urbano quanto de rodovias, os proprietários dos animais estão sendo multados em 800 UFERMS (R$42.184,00).
O presidente da Iagro destaca ainda, que o órgão não possui competência legal para remoção física dos animais das vias públicas, e que esta atribuição deve ser executada pelos órgãos municipais competentes, em articulação com as forças policiais ou órgãos de trânsito.