Skip directly to content

Vacinação contra febre aftosa etapa maio 2022 terá calendário invertido em MS

Por: 
Evellyse Michelle de Souza Moraes sob supervisão de Iza Olmos Rodrigues de Lima.
11/03/2022
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), informa que, conforme decisão do Ministério da Agricultura (Mapa), as etapas de vacinação serão invertidas.  Dessa forma, a 1ª etapa (em maio) será destinada aos animais jovens (até 24 meses), enquanto a 2ª etapa (em novembro), aos animais de todas as idades. Para o Pantanal, a campanha permanece inalterada e os optantes do mês de maio vacinam 100 % do rebanho e optantes de novembro vacinam 100%.
 
Além do Estado, a vacinação também deve ocorrer dessa forma na Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins, integrantes do Bloco IV do PNEFA.
 
O Diretor Presidente da Iagro, Daniel Ingold, destaca que a inversão será benéfica para o Estado que vacinará todo o rebanho em novembro, mantendo os animais protegidos em Mato Grosso do Sul.
 
É importante ressaltar que durante a última campanha, o índice de vacinação alcançou a marca de 99,62% de animais previstos para a etapa. No total, foram vacinados 9.119.303 animais, entre bovinos e bubalinos. Além disso, o último foco de Febre Aftosa identificado no estado ocorreu no ano de 2006, e desde 2018 todo o território do país é reconhecido internacionalmente como livre da febre aftosa (zonas com e sem vacinação). A meta é que todo o território brasileiro seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.
 
MS caminha rumo à retirada da vacina, buscando o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre sem vacinação. Para tanto, segue as diretrizes do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura.
 
Em caso de dúvidas, procure a IAGRO.