Skip directly to content

Transformação caseira da mandioca foi tema de curso em Paranaíba

Por: 
Silvana Machado
01/12/2017

Do dia 22 à 24 de novembro 13 alunas participaram do curso de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Beneficiamento e Transformação Caseira da Mandioca no Sindicato Rural de Paranaíba.

De acordo com a professora Bernadete Ottersbach de Nascimento é um curso que envolve teoria e prática. “É uma aprendizagem para que as pessoas participantes possam melhorar sua alimentação e ao mesmo ter uma renda extra através dos derivados que a mandioca pode oferecer”. E completou: “Iremos aproveitar desde a raiz até as folhas. Cerca de 600 pratos com a mandioca e derivados podem ser feitos, durante o curso iremos apresentar alguns deles”, concluiu.

Durante os três dias de curso, foram feitos os seguintes pratos:  produção de polvilho, bife-mandioca, sequilho de mandioca, chipa de nata, farinha de mesa, pão de queijo, biscoito doce de polvilho, biscoito de vento, bolo de mandioca, torta salgada, pudim econômico, bom bolado de mandioca, tapioca, bolinho rápido de mandioca, bolinho da folha de mandioca, coxinha de mandioca, bolinho de queijo com milho e croquete de carne (moída ou frango).