Sindicato/Senar realizam Curso Preparo do Couro - Módulo I

Senar/MS e Sindicato Rural capacita com curso para utilização do couro
16/02/2018

O que seria descartado, pode se tornar matéria-prima valiosa para a confecção de peças rentáveis. O couro bovino e suas formas de aproveitamento foi o tema da capacitação ‘Preparo e Utilização do Couro’, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul), que foi realizado entre os dias 06 e 09 de fevereiro, no Sindicato Rural de Paranaíba. Segundo o instrutor do Senar, Marcelo Godoy, o couro bovino não é aproveitado por muitos produtores, sendo muitas vezes descartado e aquilo que pode ser encontrado até mesmo de graça, quando aproveitado, pode gerar ganho de até R$ 1.300 ao mês. “Dependendo da região, o couro bovino vale de R$ 40 a R$ 80. Em muitos municípios de Mato Grosso do Sul, não há valorização e ele sai até de graça, mas após tratado e transformado em peças, gera uma boa renda”, explica.

A capacitação do Senar ensina aos participantes, a confecção de utensílios feitos do couro bovino, de uso comum em fazendas de todo o Estado. O processo começa com limpeza do couro do animal, muitas vezes sujo de gordura e com marcas de arame. Após essa etapa, o couro deve ficar esticado. O próximo passo é a preparação. O couro passa por um processo de corte em que os tentos do animal (tira do couro), são retirados e tratados para em seguida serem utilizados na confecção de utensílios.

Por meio do aproveitamento do couro bovino, utensílios em forma de trança como cabos, rédeas, cabeçada, laço bucal e chicote e em forma de tira, como peitoral e rédeas podem ser confeccionados. “O que é passado aos trabalhadores que participam do curso é a importância da valorização do couro e a possibilidade de aproveitamento, que pode ajudá-los na renda mensal”, relatou.