Sindicato/Senar-MS capacitaram 10 alunas no curso Artesanato Bordado em Vagonite

Cursos de artesanato são alternativas de renda para famílias rurais
16/10/2017

No período de 09 à 12 de outubro foi realizado no Sindicato Rural de Paranaíba o curso Artesanato Bordado em Vagonite. Com uma carga horária de 32 horas, 10 alunas participaram do curso. Segundo a instrutora Claudete Medeiros Gomes Busciolia, o objetivo do curso é "para que as alunas saiam daqui sabendo confeccionar peças em bordado utilizando processos, ferramentas, tecidos e linhas específicas.

Considerada uma das técnicas mais antigas do mundo, o artesanato está presente na vida de grande parte da população brasileira. Utilizando matérias-primas e formatos diferentes conforme a região, garante renda para muitas famílias, além de ser utilizado como terapia para muitas pessoas. Um dos produtos mais apreciados desta técnica é o bordado, que consiste numa forma de criar manualmente ou com auxílio de máquinas, desenhos e figuras ornamentais em tecidos, fibras e mais recentemente em materiais sintéticos.

A mobilizadora do Senar/MS em Paranaíba, Karoline Rodrigues disse que, " a capacitação em bordado atenderá um grande número de pessoas que desejam auxiliar na renda familiar e não podem se ausentar do ambiente doméstico". Presente no encerramento do curso, o presidente do Sindicato, Nilo Ferraz, falou que, " ensinar  o bordado vagonite, visa proporcionar às famílias do meio rural uma alternativa de renda a mais, e isso é muito bom para orçamento familiar".