Sindicato e Senar/MS ofereceram curso de Artesanato em Palha de Milho

23/01/2018

Com a intenção de promover geração de renda para as famílias dos trabalhadores rurais e aproveitar resíduos que normalmente são descartados, foi elaborado o curso de Artesanato em Palha de Milho, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul. O curso gratuito oferecido pelo Senar/MS, em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba aconteceu no Sindicato Rural no período de 17 à 20 de janeiro com a participação de 12 alunos e carga horária de 32 hrs.

Os participantes receberam informações que vão desde a higienização até o tingimento das palhas. Em seguida foram apresentadas técnicas para confecção de diversos objetos de decoração: cestaria, bonecas, quadros, arranjos de flores, bandejas, sacolas e acabamentos diversos.

A instrutora da capacitação, Rosita das Graças Teixeira, explicou que o curso vai além de apresentar uma técnica, já que atinge também o emocional dos participantes. “Recebemos muitas alunas que chegam desanimadas, sem perspectiva de conseguir uma renda para ajudar no orçamento doméstico. Procuramos criar um clima de proximidade, estimulando a retomada da autoestima”, revelou.

A confecção de artesanato é uma atividade complementar às atividades rurais . “Os alunos poderão produzir as peças nos momentos de folga ou quando estão impossibilitados de trabalhar na lavoura”, detalhou a instrutora, que também é assistente social. Os artesanatos produzidos a partir da palha de milho estão encontrando grande aceitação no mercado, inclusive como produto para exportação.