Skip directly to content

Sindicato e Senar/MS ministram curso de Operação e Manutenção de Ordenhadeira Mecânica

Por: 
Silvana Machado
12/03/2019

As tecnologias chegam cada vez mais rápido ao campo, mas é preciso saber operá-las. Na pecuária leiteira não é diferente e o uso das ordenhadeiras mecânicas tem se tornado comum neste setor. "Os pecuaristas estão se profissionalizando e, com preços melhores, estão investindo na propriedade e neste equipamento, até mesmo por falta de mão de obra". Redução de tempo e aumento na qualidade do leite. Esses são os principais benefícios trazidos pelo uso de ordenhadeiras .É preciso conhecer bem a tecnologia e inclusive saber fazer sua manutenção

 

 

Para resolver esse entrave, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar-MS), realiza o treinamento de operação e manutenção de ordenhadeira mecânica. O treinamento trata desde o manejo do gado no campo antes da ordenha, passando pela adequação do ambiente onde é retirado o leite, até o momento em que o produto chega ao resfriador. "O aluno passa a ter noções básicas de manutenção da ordenhadeira, assim como de regulagem e limpeza das peças antes e depois da ordenha", explicou o instrutor do Senar-MS, Eurípedes Júnior.

 

 

Ele explicou que o curso surgiu pelo maior acesso à mecanização, pois mesmo um pequeno produtor tem acesso a uma ordenhadeira simples."A operação do equipamento permite ao produtor um aumento na qualidade do leite, uma vez que não há toque humano", complementa. O objetivo geral do curso é efetuar a manutenção e operar de modo eficaz os equipamentos de ordenha mecânica.

 

 

O curso foi realizado nos dias 05 e 06 de fevereiro, contou com a parceria de Silmar Faria e teve uma carga horária de 16 horas. Na programação do curso: introdução (a missão e os objetivos do Senar/MS e os objetivos do evento) – medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e mercado de trabalho – rotina ideal de ordenha – sistema de produção de vácuo – sistema de lubrificação – controle de vácuo – pulsação – coletores – teteiras – tubos de borracha e anéis de vedação – sistema de transporte de leite e limpeza – tubos e adaptadores – manutenção do sistema de ordenha – limpeza do equipamento.