Sindicato de Paranaíba e Senar promovem o curso ‘Adestramento de Equinos – Rédeas’

15/10/2018

O Sindicato Rural de Paranaíba, através do Presidente Nilo Ferraz, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), realizou de 17 a 21 de setembro o curso “Adestramento de Equinos – Rédeas”, no Haras Morimoto e contou com 12 participantes. Eles foram orientados pelo instrutor Ermínio.

O processo de adestramento consiste em educar um animal chucro a atender aos estímulos do cavaleiro. Para adestrar equinos é preciso conhecer o corpo e como funciona o psicológico do animal. Assim, as noções de equilíbrio, sensibilidade, postura e ritmo se tornam mais fáceis de serem desempenhadas pelo cavaleiro. Dessa forma, a interação entre homem e animal se torna harmônica.

O curso teve a carga horária de 40 horas e obedeceu a seguinte programação:

Eixo mobilizador;
O trabalho de rédeas;
Equipamentos utilizados;
Avaliação da conduta do animal;
Técnica de arqueamento lateral;
Técnica de flexionamento de nuca e elevação de espáduas do cavalo;
Técnica de arco ao reverso;
Técnica de flexionamento do posterior;
Técnica de galope na mão de apoio;
Técnicas básicas de manobras;
Exercícios e acompanhamento das técnicas aplicadas;
Temas transversais: medidas de segurança, meio ambiente, novas exigências profissionais e mercado de trabalho.

Cursos Senar em Paranaíba – O presidente Nilo informa que a entidade sempre realiza cursos gratuitamente. Mais informações no telefone 3668-1017.