Skip directly to content

Senar/MS e Sindicato Rural ministram curso de Cultivo de Orquídeas

Por: 
Silvana Machado
15/10/2018

Um dos cursos mais visados oferecidos pelo Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) foi realizado em Paranaíba nos dias 13 e 14 de setembro. Ministrado pelo orquidófilo Sergio Ostetto, as vagas são sempre poucas para a grande procura do curso de cultivo de orquídeas. A finalidade é aprimorar os conhecimentos daquelas pessoas que já tem orquídeas, com o objetivo de prepara-las para comercializar a planta. No curso são ensinados como fazer mudas, cultivar as orquídeas, manutenção da planta com fertilizantes, defensivos caseiros, entre outros tópicos.“Tudo que a pessoa precisa saber para ter orquídeas lindas é ensinado no curso. Sempre tem atingido a lotação máxima, que é de 15 pessoas; nunca sobra vagas”, disse.

 

 

PALAVRA DE ESPECIALISTA
O instrutor do SENAR/MS, Sergio Ostetto, tem atuação no SENAR/MS há oito anos,e destaca a importância financeira e social do curso. “Na maioria dos casos, o SENAR forma profissionais habilitados a ingressar no mercado de trabalho, mudando totalmente a sua perspectiva de vida e colaborando para o desenvolvimento do setor agropecuário. O cultivo das orquídeas reúne várias opções de socialização, pois trata-se de uma ótima opção de negócio, hobby ou terapia”, explica.
Ostetto salienta que tudo na orquídea pode ser comparado ao ser humano, semelhante a criar filhos, as técnicas significam apenas 10% do processo. “Os 90% restantes estão na criatividade, raciocínio e capacidade de ajustar os fatos às necessidades exigidas por cada pessoa ou espécie de planta. Não existe um filho igual ao outro, assim como as orquídeas que contabilizam 35 mil espécies diferentes, além dos híbridos criados pelo homem”, argumenta o orquidófilo.
O presidente do Sindicato de Paranaíba, Nilo Alves Ferraz, comemora os resultados dos cursos do SENAR/MS no município e a aproximação institucional com a população.