Senar/MS e Sindicato Rural ministram curso de Confecção de Utensílios em Couro- Módulo II

O curso foi ministrado na EPPar com 10 internos.
Silvana Machado
01/07/2018

Foi realizado o Curso de Confecção de Utensílios em Couro-Módulo II, no Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar). O curso foi ministrado pelo Senar/MS em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba. Com uma carga horária de 32 horas, e foi realizado no período de 14 a 17 de maio com o instrutor Marcelo Godoy e contou com a participação de 10 internos. De acordo com Marcelo, o objetivo do curso nesta etapa é ensinar aos participantes a confeccionarem os utensílios. O couro é um produto comum nos utensílios do homem do campo. Rédeas, laços e chicotes são exemplos de utensílios de uso em propriedades rurais que só ganham formato e resistência quando confeccionados com couro bovino. Com o objetivo de diminuir os gastos do produtor rural incentivando a confecção caseira de materiais de montaria, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS) trouxe o curso à Paranaíba .

Confeccionar os próprios utensílios de montaria pode render uma economia significativa ao bolso do consumidor. “Um chicote, por exemplo, custa na cidade cerca de R$ 30. Então, gera uma boa economia se o produtor não precisar comprá-lo”, ressaltou o educador do Senar/MS, ministrante do curso. Para o educador, com o aperfeiçoamento das técnicas o aluno poderá transformar o que aprendeu em fonte de renda, uma vez que no futuro ele poderá comercializar as peças. Devido à sua flexibilidade e resistência à corrosão, o couro é ideal para artigos de montaria. Durante o curso foram repassadas aos alunos as técnicas mais adequadas para a confecção de cada tipo de peça.