Senar/MS e Sindicato ministram curso de conservas de hortaliças

09/04/2018

Seguindo a tendência do crescimento no ramo de hortofrúti e visando a necessidade de mão de obra especializada na área, foi realizado nos dias 03 e 04 de abril, no Sindicato Rural de Paranaíba o curso “ Produção de Conservas de Hortaliças”. A capacitação foi realizada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul). O consumo das conservas, além de ser complemento na alimentação familiar e alternativa para o excedente da produção, é fonte de renda para o produtor e trabalhador rural e a comercialização do produto é rentável.

O curso de Produção de Conservas de Hortaliças teve a  duração de 24 horas, foi ministrado pela instrutora Eunice Carvalho Ramos, contou a participação de 10 alunos e abordou práticas de manipulação de alimentos e processo de esterilização de vidros. A durabilidade da conserva ainda valoriza o produto e permite o aproveitamento de  hortaliças como cebola e picles. “Além de aproveitar esses produtos, que podem durar até 18 meses, a fabricação agrega valor.A instrutora do Senar/MS, Eunice, contou que a produção de conservas é resumida como colocar horta dentro de vidros. “Usamos essa expressão para evidenciar a qualidade e o sabor que as conservas têm”, explicou.