Skip directly to content

Senar/MS difunde conhecimentos técnicos sobre sanidade animal aos produtores e trabalhadores rurais

Por: 
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque
28/02/2022

Com o objetivo de compartilhar informações aos produtores e trabalhadores rurais, o Senar Mato Grosso do Sul disponibiliza gratuitamente uma grade de conteúdo entre notas técnicas, legislação e cartilhas que orienta sobre questões ligadas à sanidade animal. Este é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (23).

 

O material digital de fácil acesso, didático e gratuito atende aos critérios exigidos pelos órgãos oficiais responsáveis no Brasil. São nove cartilhas com informações sobre as principais enfermidades que acometem os bovinos, suínos e equinos, como febre aftosa, brucelose bovina, tuberculose bovina, diarreia viral bovina, anemia infecciosa equina, mormo, peste suína africana. São doenças animais que estão na lista de Notificação Obrigatória do Mapa e  precisam ser comunicadas ao Serviço Veterinário Oficial para controle e possível erradicação.

 

“Quanto mais informação o produtor receber, mais otimizada será a tomada de decisão para comunicar os órgãos de defesa sanitária agropecuária responsáveis e apresentar ações de contenção e prevenção da enfermidade. Isso evita a disseminação, que pode trazer prejuízos dentro e fora da porteira”, explica a consultora do Senar/MS, Silmara Gonçalves.

 

Na aba de ‘Legislação Sanitária’ o produtor terá acesso a 11 arquivos com especificações federais e estaduais que regulam o Programa Nacional de Saúde Animal nas cadeias produtivas de cada espécie. “Produtores e trabalhadores rurais além de profissionais que atuam na área, podem utilizar o material como ferramenta de conhecimento para se manter atualizados nas atividades ligadas à produção e manejo”, acrescenta. 

 

O material completo você confere aqui. 

 

Educação Sanitária

 

A necessidade de levar até o campo o maior conhecimento possível sobre as iniciativas de saúde animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é o que motivou o Senar/MS a elaborar um curso EAD na Formação Profissional Rural, voltado para o público que trabalha diretamente com a criação de animais de produção ou áreas afins.

 

A eficácia e agilidade nas notificações contribuem diretamente no controle da vigilância epidemiológica das doenças e, com isso, o controle e erradicação serão mais eficientes, resultando no bem-estar animal, na saúde do homem e na abertura de novos mercados internacionais.

 

A capacitação está em fase conclusiva e em breve estará disponível no portfólio da instituição na plataforma senarms.org.br