Skip directly to content

Senar e Sindicato ministram curso de cultivo de uva.

Curso capacitou 15 produtores no Assentamento Serra
Por: 
Silvana Machado
22/01/2018

O cultivo de uva é uma atividade muito lucrativa, tem grande possibilidade de expansão, porém, devido à falta de investimento a produção do fruto ainda é pouco expressiva no Estado. A análise é do engenheiro agrônomo e educador do Senar/MS, Carlos Alberto Salgueiro da Cunha Rosa, que no período de, 15/01 a 18/01, esteve em Paranaíba para ministrar o curso de plantio e manejo de pomar “Cultivo de uva”. 

 

Durante os quatro dias de treinamento, os 15 alunos aprenderam desde a preparação do solo, plantio, colheita até a comercialização da uva e seus derivados. Dentre as disciplinas estão: espaçamento e demarcação, correção e adubação, seleção de mudas, tratos culturais e importância econômica da uva. “O aluno vai sair preparado para ser profissional em uva”, completou Carlos Alberto. 

 

Segundo o agrônomo, Mato Grosso do Sul é um potencial produtor de uva. “Nós possuímos apenas uma fábrica de doce (geleia de uva) instalada no Estado. A hortifruticultura continua em expansão e não temos investido muito nesse setor”, considerou o educador citando que em MS os nichos de cultivo de uva estão concentrados principalmente nos vales do Invinhema e Naviraí. 

 

Outro ponto positivo apontado por Carlos Alberto para o investimento na vitivinicultura no Estado são as características de clima e solo favoráveis da região. “Pelas condições climáticas, aqui é mais recomendado o plantio da variedade niágara rosada, a conhecida uva de mesa. Ela é saborosa é muito aceita”, destacou o agrônomo.