Skip directly to content

Ritmo das exportações de carne bovina in natura é menor em março.

Problemas logísticos na China gerados pelo Covid-19 prejudicam embarques brasileiros
Por: 
Portal DBO
18/03/2020

As exportações brasileiras de carne bovina in natura referentes aos dez primeiros dias úteis de março contabilizaram 59,63 mil toneladas e uma receita de US$ 266,13 milhões. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

A média diária no período de dez dias foi de 5,96 mil toneladas, com queda de 3% sobre a média de fevereiro e recuo de 4,4% frente ao desempenho de março de 2019.

O menor ritmo de vendas para a China, o maior cliente dos exportadores brasileiros, explica, em parte, a queda dos embarques brasileiras nesses primeiros meses do ano.

Nesta terça-feira, um das justificativas da Minerva para a paralisação de quatro plantas no País foi justamente os problemas logísticos na China decorrentes do combate ao coronavírus.

A principal limitação logística das indústrias exportadoras de carnes neste momento é a ausência de contêineres disponíveis para exportação, pois parte dos que foram enviados para a China ficaram com cargas paralisadas no país em fevereiro e ainda não retornaram ao Brasil, de acordo com informações da agência Reuters. A paralisação de cargas nos portos chineses, definida pelo governo do país, foi uma medida de contenção do coronavírus e afetou a distribuição local dos produtos importados.