Skip directly to content

Representantes da Indonésia conhecem defesa sanitária animal em MS

Equipe do Brasil asiático passou pelo Estado para conhecer as práticas sanitárias e a partir daí iniciar as negociações com o Brasil
Por: 
Campo Grande News
18/04/2018

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) escolheu Mato Grosso do Sul para representar o Brasil na apresentação de ações de defesa sanitária animal para a Indonésia na primeira missão técnica sobre a carne bovina. A equipe do Brasil asiático passou pelo Estado para conhecer as práticas sanitárias e a partir daí iniciar as negociações com o Brasil. O Brasil exporta para a Indonésia US$ 1,5 bilhão por ano em produtos agropecuários e importa US$ 500 milhões. Os principais produtos exportados são complexo de soja, açúcar, algodão e milho.

 

Quatro veterinários do Ministério da Agricultura da Indonésia foram recebidos pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Na Capital, a equipe assistiu uma palestra sobre práticas de defesa sanitária, acompanhou um leilão de gado para analisar as ações de controle sanitário e visitou uma propriedade rural para conhecer o manejo animal. A chefe de Divisão de Defesa Sanitária Animal da Iagro, Marcia Rabelo, informou que a equipe saiu satisfeita com as apresentações e seguiram viagem para Minas Gerais e São Paulo. A Indonésia tem a quarta maior população do mundo e representa grande potencial de compra para a carne brasileira.

Em fevereiro, o ministério da Agricultura da Indonésia afirmou que o país abriria seu mercado de carne bovina para o Brasil. “Este é um grande mercado que pode ser conquistado pelo agronegócio brasileiro e Mato Grosso do Sul sai na frente por ter sido o retrato nacional da defesa sanitária animal nesta visita”, disse a chefe de Divisão de Defesa Sanitária Animal.