Skip directly to content

Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural aconteceu em Paranaíba.

A 53ª edição do programa aconteceu no sindicato rural do município .
Por: 
Silvana Machado
30/09/2019

O final de semana foi de prevenção em Paranaíba, o Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba e Prefeitura Municipal realizou, nesse sábado (28), a 53ª edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural, em Paranaíba. A iniciativa aconteceu no sindicato rural do município e realizou mais de 400 procedimentos entre consultas, exames e procedimentos no local. A coordenadora da ação, Pauline Cury, ressaltou a importância de buscar a prevenção. “Nós trouxemos três tipos de especialidades: urologistas, dermatologista e ginecologista, então esse é um dia dedicado a população. Manter a saúde é essencial para quem deseja viver com longevidade e bem”.

 

O presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Nilo Alves Ferraz, afirmou que a instituição está aberta para novas ações e alianças. . “Nós como instituição temos uma preocupação com a saúde do homem e da mulher do campo e, sabemos da dificuldade que existe para ter um acesso à prevenção, por isso tivemos a intenção de trazer o programa. Eu vejo que estamos indo muito além do imaginado, trazendo, saúde, segurança e educação que é um fator fundamental de desenvolvimento. Novamente o município de Paranaíba é contemplado com esse projeto, que contribui para o desenvolvimento do município, ao oportunizar a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. Procuramos aliar a capacitação do homem do campo com o bem-estar e saúde de toda sua família. A lida diária do campo é muito corrida e muitas vezes deixamos de olhar para nossa saúde”.

 

A iniciativa foi realizada em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba, secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, Hospital do Câncer Alfredo Abrão e SBU/MS - Sociedade Brasileira de Urologia. Segundo o prefeito, Ronaldo Miziara a união de esforços entre as entidades amplia a efetividade da atuação. “Gostaria de agradecer a iniciativa do Senar/MS e do Sindicato Rural aonde nos ajuda a cuidar da saúde do município. Essa parceria ocorre pelo segundo ano consecutivo e nós apoiamos esse tipo de ação”.Foram oferecidos exames de PSA, que auxilia no diagnóstico de câncer de próstata e sinaliza estágio da doença, vacinas, aferição de pressão, glicemia e consultas médicas com especialistas. Participaram ainda do evento Marcos Antônio Moreira Ferraz e Drª. Rilker Dutra de Oliveira, membros da diretoria da OAB da 6ª Subsecção de Paranaíba e membros do Projeto “OAB por elas”; Assistência Social, Maria da Graça Saraceni, vereador Pedro Correa Rodrigues  e o secretário de esporte, Jair Fernandes da Silveira, entre outros.

 

Transformando Vidas – A trabalhadora rural Miriam Matias Alves, 36, elogiou o atendimento recebido. “Muito bom, gostei. Os médicos são muito atenciosos e a ação é importante, principalmente para nós que moramos no campo”.O aposentado Manoel Monteiro de Macedo, 67, destacou a efetividade do programa. “Eu moro aqui no estado há cerca de um ano e já fiz mais exames aqui do em São Paulo, onde eu morava, aqui o atendimento é excelente”.“O pessoal reclama que o serviço de saúde não é bom, mas quando tem a oportunidade de se prevenir em uma ação como essa, não aproveita”, alerta, Macedo.