Skip directly to content

Produtores retomam colheita da cana-de-açúcar

Tempo seco e sem chuva irá possibilitar a retomada dos trabalhos de colheita do milho safrinha, algodão, café e cana-de-açúcar
Por: 
Silvana Machado - Fonte: UDOP - União dos Produtores de Bioenergia
23/08/2017

Uma linha de instabilidade está sobre a região centro-norte do Brasil, como mostras as imagens de satélite. Porém a previsão não é para chuvas generalizadas em nenhuma parte do país. Apenas poderá vir a ocorrer algumas pancadas de chuva muito isoladas e de baixa intensidade sobre alguns pontos do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Nas demais localidades do Brasil, não só a terça-feira, mas toda a semana será marcada pelo tempo seco e com temperaturas mais amenas.

 

No último final de semana, houve registros de chuva sobre as áreas produtoras de algodão do Mato Grosso e muitas lavouras da região sul do estado foram atingidas, prejudicando tanto a qualidade das plumas quanto a produtividade. Porém, segundo relatos dos produtores de Primavera do Leste, Campo Verde e região, o impacto estará muito mais na qualidade do que propriamente na produtividade.

 

Grande parte dos cafezais de São Paulo e do sul de Minas Gerais que receberam chuva no final de semana poderá registrar nos próximos dias florescimento das plantas, o que talvez não seja muito bom, já que não há perspectiva de chuva frequente. O tempo seco e sem chuva irá possibilitar a retomada dos trabalhos de colheita do milho safrinha, algodão, café e cana-de-açúcar.

 

Próximos dias

No final desta semana uma nova frente fria estará avançando pela região Sul do Brasil e há previsão de pancadas de chuva sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia o tempo seguirá aberto e sem previsão de chuva nas próximas duas semanas.