Paranaíba/MS : Nova fronteira agrícola da Cultura da Soja. Resultado safras 2013/14, 14/15, 15/16 e 16/17.

11/09/2017
Na safra 13/14, iniciou-se os primeiros estudos com a cultura da soja no município de Paranaíba, região noroeste do estado do MS, mais conhecida como a "Região do Bolsão". Em parceria com o Sindicato Rural o município e a Fundação Chapadão apoiados pela Aprosoja MS e outras instituições filiadas ao governo do estado, viabilizaram os recursos destinados à pesquisa, focando principalmente, a seleção de cultivares para região, bem como, a época de semeadura e o manejo da cultura.

Todos os ensaios foram instalados na Fazenda Mascote, localizada no município de Paranaíba/MS, na BR 483, Km 3,6, cujo o proprietário é o senhor Milton Macedo de Jesus e o seu filho Fábio Carvalho Macedo, ao qual se dispuseram a não medir esforços necessários para que os experimentos fossem conduzidos com excelência.

Após quatro safras de experimentação, a Fundação Chapadão, através dos resultados obtidos dos experimentos instalados e conduzidos pelo pesquisador em Fitotecnia Dr. Jefferson Luis Anselmo, indica a cultura como mais uma alternativa no agronegócio da região, tornando o município de Paranaíba apto para o cultivo.

Segundo o diretor do Sindicato Rural de Paranaíba, Fábio Carvalho Macedo, que acompanha o experimento desde o seu início, os resultados dos 4 anos de pesquisa comprovam o enorme potencial do município para a agricultura em integração com a pecuária. "Nestes anos de pesquisa começamos com uma média de 28,1 sc/ha na safra 13/14, passamos para 55,4 sc/ha em 14/15, 68,4 sc/ha 15/16 e atingimos 86,2 sc/ha na safra 16/17, a melhor média de todos os campos experimentais da Fundação Chapadão.

A média de produção no Estado é de 50 sc/ha. Estes anos de trabalho e pesquisa demonstram que a cultura da soja em integração com a pecuária é extremamente viável em nosso município podendo ser uma nova fonte de renda aos produtores. Para isto precisamos ter a coragem de investir nesta cultura na região, sempre com assistência Técnica competente. "Segundo Fábio, em virtude da pesquisa desenvolvida pelo Sindicato Rural e Fundação Chapadão, Paranaíba foi incluída na área de Zoneamento Agrícola, permitindo aos produtores interessados o acesso ao crédito rural para esta atividade e também o seguro agrícola".