Paranaíba vai sediar 5ª Feira Pró-Genética no Sindicato Rural

A Feira será realizada dia 19 de outubro a partir das 7:00hrs no Sindicato Rural
19/09/2018
No dia 19 de outubro será realizada a 5ª Feira de Touros Pró-Genética no Sindicato Rural de Paranaíba. A Feira é uma realização da  ABCZ em parceria com o Sindicato Rural, Agraer e Secretaria de Produção do Estado de Mato Grosso do Sul, e terá início as 7hs terminando as 16hs no  Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira. Segundo o secretário do Sindicato Rural, Fábio Macedo organizador do evento, “ será realizado um levantamento prévio para captar  a quantidade e as raças de touros que os produtores gostariam de comprar.

O Pró-Genética é uma oportunidade para os produtores que têm interesse em adquirir touros das raças zebuínas com crédito facilitado, orientação técnica e possibilidade de negociar diretamente com os criadores. Os vendedores e compradores não pagarão comissão, a negociação é feita diretamente entre os interessados. As raças participantes serão: Nelore Padrão, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá, Guzerá Leiteiro, Gir, Gir Leiteiro, Indubrasil, Sindi, Tabapuã e Girolando (3/4, 5/8 e P.S.)”  Estarão aptos a participar da feira os animais entre 18 à 42 meses com registro genealógico definitivo, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose. Nas raças leiteiras ainda é necessário ter uma avó materna com lactação comprovada. Os touros apartados para a feira do Pró-Genética serão vistoriados pelos técnicos da ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebuínos.

O Sindicato está tentando pleitear junto ao Banco do Brasil e ao Sicredi linhas de financiamento para aqueles que tem interesse em adquirir os touros e fazer financiamento. Fábio explicou que,”A feira vem obtendo muito sucesso, desta forma o objetivo maior é tentar atender tanto o vendedor quanto o comprador”. Os compradores interessados em participar da feira podem procurar fazer o cadastro nos seguintes locais: Sindicato Rural, Leilosin, Capim, Coopar, Camda, Veterinária Boi Gordo, Zebú Leilões e Agraer, onde estarão à sua disposição uma lista de demanda. Este comprador vai especificar o que ele tem interesse em comprar e a quantidade. Isso não significa um compromisso de compra, é só para que os organizadores possam saber e procurar os vendedores de tais animais.  A ABCZ será comunicada da intenção dos compradores e avisará os proprietários de animais a participarem da feira.

A feira é aberta para qualquer proprietário de touro do país, não sendo restrita apenas aos proprietários de Paranaíba. No ano passado estiveram participando vários criadores que trouxeram além do Nelore Padrão e Mocho também animais da raça Tabapuã. Foram 31 touros sendo 14 da raça Nelore Padrão, 13 Nelore Mocho e 04 Tabapuã.Segundo o presidente do Sindicato Rural  Nilo Alves Ferraz, “Paranaíba foi a pioneira na realização deste evento no Estado de Mato Grosso do Sul. Deste modo estamos ajudando a consolidar esta feira para os demais município do estado”