Oficina de Produção de Conservas de Frutas

30/08/2017
Foi realizado no dia 26 de agosto a Oficina de Produção de Conservas de Frutas, em parceria do Sindicato Rural de Paranaíba com o Senar -(Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A Oficina de Conservas de Frutas foi ministrado pela educado do Senar Rosita. O cursos teve 9 participantes e também foi realizado no Sindicato Rural. Os alunos aprenderam a esterilizar vidros, controlar o tempo de cozimento dos ingredientes, determinar proporções requeridas, efetuar medidas de massa, volume e temperatura, retirar mistura do recipientes após o cozimento, adicionar caldas, temperos, corantes. Técnicas de cristalização de frutas, técnica de preparo de doce em massa, doce em calda, preparo de geleia e doce de corte, tudo com as técnicas de boa práticas de higiene e manipulação.

Usando ingredientes básicos, o objetivo do curso é subsidiar a produção dos alimentos na própria casa, assim, atendendo as necessidades e complementando na alimentação familiar. Mas os benefícios em aprender boas receitas não param por aí, grande parte das alunas são produtoras rurais que a partir daí fazem do seu aprendizado mais uma fonte de renda para sua casa. Além das atividades práticas, o curso oferece um aprendizado teórico sobre o histórico dos alimentos, a identificação e preparação dos equipamentos, materiais e utensílios, ingrediente, técnicas para  a produção, comercialização, medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, as novas exigências profissionais e ainda cidadania.
Na abertura do evento esteve presente a secretária da Famasul, Terezinha de Souza Candido Silva que, destacou à importância do curso para as participantes: “esperamos que cada uma de vocês tenham aprendido e aproveitado esses aprendizado preparando alimentos deliciosos, saudáveis e com qualidade para as suas famílias”, disse.

A mobilizadora do Senar em Paranaíba, Caroline Rodrigues avaliou como positivo o desempenho das participantes e as incentivou a qualificarem cada vez mais.“ Acreditamos que o aprendizado de cada uma destas participantes não vai parar somente nestes dias do curso, mas sim, que elas que irão  aprimorá-los, e que possam repassar a outras pessoas tudo o que aprenderam com a educadora do Senar durante o curso”

Lembramos às pessoas interessadas em participarem de qualquer um de nossos cursos, de que eles são gratuitos e que as inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria do Sindicato Rural”. No mês de setembro já estão confirmados mais 4 cursos. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3668-1017”, com a Caroline ou Cícera.