Nova pesquisa diz que porcos e galinhas não são suscetíveis ao novo coronavírus.

Os pesquisadores descobriram que os furões podem ser infectados eficientemente com o SARS-CoV-2 .
Portal DBO
11/04/2020

Uma pesquisa do Instituto Friedrich Loeffler, da Alemanha, mostra que porcos e galinhas não são suscetíveis ao SARS-CoV-2 (o vírus que causa a COVID-19 em humanos), informa reportagem do portal norte-americano porkbusiness.

Dave Pyburn, veterinário chefe do Conselho Nacional de Carne Suína, dos EUA, diz que essas são notícias promissoras para a indústria norte-americana de carne suína. “Vi os resultados até agora de dois estudos – um que saiu da China e este da Alemanha”, diz Pyburn, ao site porkbusiness. “Nos dois casos, eles tentaram infectar porcos com o vírus e não conseguiram”, acrescentou.

O Friedrich Loeffler Institute começou a realizar os estudos há algumas semanas, envolvendo não só porcos e galinhas, mas também morcegos e furões. Os resultados iniciais mostram que os morcegos e furões são suscetíveis a uma infecção por SARS-CoV-2, mas porcos e galinhas, não.

Os pesquisadores descobriram que os furões podem ser infectados eficientemente com o SARS-CoV-2  – eles podem multiplicar o vírus e transmiti-lo a outras espécies. O vírus residia e se multiplicava principalmente nas áreas superiores do trato respiratório, mas os animais infectados não apresentavam sintomas da doença.

Também foram realizados testes para determinar se porcos e galinhas poderiam excretar o patógeno, apresentando um risco potencial para os seres humanos. Nas condições de teste, nem porcos nem galinhas foram suscetíveis à infecção por SARS-CoV-2.

“De acordo com o estado atual do conhecimento, eles não são afetados pelo vírus e, portanto, não representam nenhum risco potencial para os seres humanos”, afirmou o instituto, em comunicado.

Pyburn diz que mais estudos estão sendo realizados nos EUA e em outros laboratórios internacionais que analisam porcos e animais, além de animais de estimação. “Até este ponto, não temos evidências de que os porcos possam ser infectados”, enfatizou.