Minerva reverte prejuízo no terceiro trimestre, mas produz menos carne por causa da Covid.

Saiba os detalhes do desempenho da maior exportadora de carne bovina da América do Sul.
Portal DBO
29/04/2020

A Minerva Foods, maior exportadora de carne bovina da América do Sul, registrou lucro líquido de R$ 271,2 milhões no primeiro trimestre de 2020, revertendo o prejuízo de R$ 31,4 milhões registrado em igual período de 2019, informou a empresa, em comunicado. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) registrou acréscimo de 16% para R$ 381,5 milhões. A margem EBITDA subiu para 9,2%.

No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, os abates da Minerva caíram 11,4% nos primeiros três meses deste ano, para 749,2 mil cabeças, na comparação com igual período do ano passado. Com isso, as vendas de carne bovina também recuaram no período – queda de 13,2%, para 254,5 mil toneladas, em relação à quantidade registrada no primeiro trimestre de 2019.

Além disso, o nível de utilização de capacidade instalada da companhia caiu para 71,2% no primeiro trimestre, comparado ao patamar de 75,5% verificado no mesmo período do ano passado.

Porém, apesar do menor volume de carne negociado ao mercado, a receita líquida da companhia subiu 11,8% no primeiro trimestre, para R$ 4,16 bilhões. Em declaração à agência Reuters, o  CEO da Minerva, Edison Ticle, disse que o aumento de receita deve-se sobretudo à elevação nos preços médios da carne bovina. “O volume de vendas caiu, mas os preços subiram em cerca de 25% e mais do que compensaram essa queda de volume”, disse Ticle O executivo acrescentou que o cenário de falta de carne no mundo faz com que a demanda suba e o preço em dólar também avance. No Brasil, o preço em reais sobe ainda mais por causa do câmbio, disse.

Avanço das exportações

O presidente da Minerva Foods declarou ainda à Reuters que espera elevar ainda mais a participação das exportações ao longo do segundo trimestre de 2020, “devido ao cenário de alta demanda combinado à escassez de oferta de proteína”.

Segundo Ticle, com o fechamento de unidades nos Estados Unidos devido ao coronavírus, a empresa espera se beneficiar de vendas ao mercado norte-americano e também a países que tradicionalmente compravam carne no país da América do Norte. Considerando as operações no Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Colômbia, a exportação representa 68% dos negócios da Minerva e as vendas internas, 32%.

Ticle afirmou a Minerva já identificou um incremento na demanda dos EUA por carne bovina sul-americana em meio aos fechamentos de frigoríficos naquele país por causa de funcionários infectados pela Covid-19. Segundo o executivo, a companhia tem plantas no Brasil, Argentina e Uruguai habilitadas para vender aos norte-americanos.

Dentre os demais mercados compradores, Ticle  destacou que a China voltou com força nas aquisições da proteína desde meados de março, após o controle parcial da crise do coronavírus no país. “Há também restrição na oferta de carne na Índia e na Austrália” que favorecem as exportações brasileiras. “Neste contexto, vamos assistir a demanda ainda maior para a exportação no segundo trimestre, aliada à oferta restrita de carne em importantes compradores”, projetou.

Controle do coronavírus

Em teleconferência com analistas na nesta quarta-feira, 29 de abril, o presidente da companhia, Fernando Galletti de Queiroz, disse que a empresa está preparada para lidar com casos de coronavírus que possam ocorrer entre seus funcionários.

“O coronavírus é uma realidade, é muito provável que vá haver colaboradores que vão ter a doença”, disse Queiroz, acrescentando que a empresa aplicou medidas para evitar a disseminação do coronavírus. No entanto, acrescentou o executivo,  não é possível controlar o que acontece com os trabalhadores fora da empresa. Texto adaptado por Dênis Cardoso